O Presidente Jair Bolsonaro exonerou, na manhã desta segunda-feira (8), o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez. O anúncio da saída do colombiano foi feito pelo Twitter do chefe do executivo nacional.
VEJA:
Jair M. Bolsonaro✔@jairbolsonaro
Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados.
Na última sexta-feira (5), Bolsonaro já estava dando indícios de que poderia demiti-lo. O presidente também anunciou o novo nome para a pasta, Abraham Weintraub.
Abraham Weintraub vem do mercado financeiro e estava na Casa Civil (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
POLÊMICAS
Ricardo Vélez Rodrigues passou menos de 100 dias a frente do MEC e acumulou várias polêmicas que não ajudaram a mantê-lo no cargo. Uma delas foi ter chamado os jovens brasileiros de canibais quando viajam para o exterior, além de ter decretado que o Hino Nacional fosse cantado nas escolas, filmado por professores e que ao final fosse bradado o slogan da campanha de Bolsonaro: “Brasil acima de tudo, Deus acima do todos”.
Na última semana, Vélez se envolveu na última das polêmicas ao indicar que faria uma análise e revisão dos livros didáticos que tratam sobre a ditadura militar no País.
(DOL)