A pequena Anastasia estava apenas tirando uma soneca no quarto. Quando sua mãe, Jennifer Abma, foi vê-la, deparou-se com uma cena assustadora: o rosto da menina estava vermelho, fervendo e seu corpo encharcado de suor. E o quarto em que dormia estava muito quente.
Ela tentou desesperadamente acordar a menina, mas não teve êxito. Então ligou para a emergência e continuou, por mais 15 minutos, tentando acordá-la. A menina acordou somente depois de 20 minutos.
A mãe relata que a ambulância chegou rapidamente, e com os paramédicos vieram também investigadores, pois desconhecendo o cenário, estavam preparados para tudo. Com a equipe já no quarto, segundo a mãe, e antes de conseguirem acordar a menina, ela tirou rapidamente a foto abaixo, que depois foi postada no Facebook.
Além de estar com mais de 40 graus de temperatura corporal, os paramédicos constataram que os níveis de açúcar no sangue da menina haviam caído drasticamente. Então, administraram-lhe sacarose para normalizá-los.
Jennifer descreve sua experiência como “o momento mais assustador”que poderia imaginar. “Não há nada mais assustador do que não conseguir acordar seu bebê!”
O que desencadeou a hipertermia
A menina não brincou sob o sol escaldante, apenas foi dormir em um cômodo muito quente da casa. A mãe conta que a menina foi sozinha para o quarto. “Eu não fazia ideia do quanto o quarto estava quente até entrar nele”, disse. Embora saiba que não tem culpa do que aconteceu, ela confessa que é difícil não se sentir culpada.
O que aconteceu com ela é semelhante ao que ao que acontece quando uma criança (ou qualquer pessoa) fica trancada dentro de um carro. Devido à alta temperatura do ambiente, temperatura corporal sobe rapidamente, ela começa a desidratar e pode morrer em pouco tempo, como já aconteceu com várias crianças e animais. “Ainda estou chocada e não consigo imaginar o que teria acontecido se eu não tivesse ido vê-la”, desabafa a mãe.
Que isso sirva de alerta aos pais
Ao publicar a foto da filha no Facebook no dia seguinte, Jennifer não perdeu a oportunidade de deixar um alerta aos pais. Ela diz que aprendeu a lição e torce para que todos os pais também aprendam com sua terrível experiência.
“Tenham certeza de que estão verificando os quartos da sua casa, porque eles podem ser tão perigosos quanto um carro quente”.
“Definitivamente, nós tivemos Deus do nosso lado ontem”, diz, cheia de gratidão.
O que é hipertermia?
Em algumas situações, também pode ser chamada de insolação ou golpe de calor. Ocorre quando há uma elevação rápida da temperatura do corpo e o mecanismo da transpiração falha, o que impossibilita o corpo de se resfriar.
O que causa?
- Exposição ao sol quente.
- Exagero na prática de exercícios físicos.
- Desidratação.
- Mormaço.
- Alta umidade do ar em dias quentes.
- Ficar em ambientes quentes e pouco ventilados.
- Reação a alguns medicamentos.
Quais os sintomas?
- Temperatura bem elevada, mais de 40 graus.
- Suor intenso.
- Náusea e/ou vômito.
- Confusão mental.
- Câimbras.
- Aceleração cardíaca.
- Respiração ofegante.
- Perda de coordenação.
Como tratar
É importante saber que hipertermia NÃO É FEBRE. Portanto, antitérmicos não irão funcionar. Este é um QUADRO GRAVE de saúdee requer atendimento médico urgente.
Até chegar ao médico ou até que a ambulância chegue, algumas medidas devem ser tomadas para ajudar a resfriar o corpo:
- Ventilar o corpo (ou ligar o ar frio no máximo).
- Cobri-lo com toalhas molhadas.
- Usar sacos com gelo nas virilhas, axilas e pescoço.
COMPARTILHE este artigo para ajudar a espalhar essas informações. Nesses dias de calor intenso isso poderá salvar muitas vidas!
Fonte: Familia.com.br