Conexão Amazônia

Desembargador revoga afastamento de deputado alvo da Operação Aleteia

Deputado diz que sofre perseguição política. Bloqueio de bens foi mantido.

O desembargador Roosevelt Queiroz, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) decidiu revogar nesta segunda-feira (8), o afastamento do deputado estadual Jair Montes da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). O desembargador manteve o bloqueio de bens do deputado.

Jair é investigado por suposto envolvimento em irregularidades na aquisição, através de dispensa de licitação, de testes rápidos para detecção da Covid-19. Os testes teriam sido adquiridos com recurso de emenda do parlamentar no valor de 1 milhão de reais.

Veja também – Operação Aleteia cumpre mandados de busca e apreensão em gabinete e casa de deputado em RO

A decisão foi comunicada na tarde desta segunda-feira pelo parlamentar em um vídeo postado por ele na rede social, feita em casa, ao lado do filho Pietro. 

Em vídeo, divulgado na tarde de segunda-feira (08), com duração de pouco mais de um minuto e vinte segundos, o deputado disse que é um  perseguido político e que o desembargador foi induzido a erro pela Polícia Civil e Ministério Público.

“Lhe enganaram. Lhe enganaram como fazem sempre. O Ministério Público e a Polícia lhe enganou. Eu sou um perseguido político”, disse Jair Montes. 

O deputado também lembro que no próximo dia 11 de março ele será julgado no processo da Operação Apocalipse (em que ele foi preso por suposto uso indevido de verba pública em campanha política) e que confia em sua absolvição, pois ´confia na Justiça do Estado e do País.

No último sábado (6) foi realizada pelo Ministério Público Estadual (MP-RO) e Polícia Civil a terceira fase da Operação Aleteia que apura supostas fraudes em licitação para aquisição de testes da Covid-19. A determinação inicial era que o parlamentar ficasse afastado do cargo por 90 dias.

A promotoria de Justiça informou que são investigados outros políticos, como ex-prefeitos e empresários. Os nomes deles, no entanto, não foram divulgados.

Confira o vídeo divulgado por Jair Montes:

Com informações do G1/RO e O Observador – Foto Assessoria

Carregando...