Mara Angelo fez seu primeiro bolo em 2015 para seu aniversário, sem pretensões de abrir um negócio, mas fez sucesso entre amigos e familiares. Quatro anos depois, Mara é empreendedora, influenciadora e confeiteira
No seu aniversário de 36 anos de idade, Edmara Angelo não queria comprar um bolo no mercado, como fazia todos os anos. A empreendedora queria fazer o doce. Para tornar esse projeto realidade, ela assistiu a tutoriais no YouTube e comprou os materiais necessários. Quatro anos depois, sua empresa Mara Cakes realizou a primeira feira para confeiteiros do Brasil e faturou R$ 2 milhões em quatro dias.
Quando fez o seu bolo de aniversário em março de 2015, Mara (como a empreendedora é conhecida) chamou a atenção de amigos e familiares. Logo, começou a atender aniversários e também a receber pedidos de aulas. O primeiro curso, dado ainda naquele ano, tinha cinco mulheres e nenhuma batedeira. “Era tudo muito simples”, diz Mara.
Do boca a boca vieram as próximas turmas, apostilas e grupos no Whatsapp. Em quatro meses, Mara já viajava pelo Brasil ensinando técnicas que ela mesmo foi aprendendo no dia a dia. “Eu não tinha nenhum certificado no começo, só os fui conseguindo conforme fui crescendo”, afirma.
De acordo com ela, o desenvolvimento do projeto foi rápido porque se aproveitou de uma oportunidade que surgia no mercado. “A crise estava muito forte e várias mulheres tinham perdido o emprego”, diz Mara. Assim, seu objetivo se tornou tirá-las de casa e valorizar a classe. “O que fortaleceu meu nome não foi o bolo em si, mas esse incentivo”, afirma a empreendedora.
Além disso, os valores dos primeiros cursos e apostilas eram baixos em comparação com o mercado. “No começo, eu só queria ajudar”, diz. De acordo com ela, vários aprendizados foram dados de graça. “Eu nunca fui movida por dinheiro, foi uma consequência natural do meu trabalho”, afirma.
Segundo a empreendedora, o maior diferencial da Mara Cakes não é o produto que está sendo vendido, mas a própria Mara. “Bolo todo mundo faz, mas ter uma pessoa por trás faz a diferença na hora da compra”, diz.
Hoje, Mara não dá mais cursos. No lugar, lançou três livros que ensinam tudo que um iniciante precisa saber. A empreendedora vende também seus doces e bolos em uma loja em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, aberta há um ano. “As pessoas já tinham aprendido, mas queriam comer também”, diz. No e-commerce, vende diversos utensílios de cozinha profissionais para confeiteiros. “No Brasil, essa indústria era muito fraca”, afirma.
O tíquete médio da loja é de R$ 50 e o faturamento deste ano vai fechar em cerca de R$ 1 milhão. Já dos livros vendeu 20 mil cópias — cada um a cerca de R$ 160.
No próximo ano, o objetivo é abrir mais unidades da loja em todo o país.”Não estou com muita pressa”, diz Mara. “Trabalhar de maneira artesanal oferece mais desafios”. Até o final de 2020, a empreendedora espera ter 10 unidades da Mara Cakes.
Mara Cakes Fair
A ideia de começar a feira veio de uma observação do mercado. Em países como França, Estados Unidos e Inglaterra, existem eventos dedicados especificamente a confeiteiros. “Eu queria algo segmentado para esse mercado”, diz Mara.
A empreendedora aceitou o desafio e apresentou a primeira edição da Mara Cakes Fair em São Paulo. O evento aconteceu em outubro deste ano, em um espaço com mais de 6 mil metros quadrados.
“Eu acreditava que daria certo, mas foi difícil de convencer outras empresas”, afirma. Mesmo assim, cerca de 100 marcas aceitaram participar e a feira faturou R$ 2 milhões em seus quatro dias.
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