De acordo com o Ministério de Minas e Energia – MME – os processos mais usuais de aproveitamento da luz solar para geração de eletricidade e de calor são: o aproveitamento fotovoltaico (FV), que converte a luz do sol em energia elétrica; o aproveitamento da luz por concentração, que produz calor para uso direto ou geração de energia elétrica. No caso da conversão fotovoltaica da luz solar, pode ser aplicada em pequenos sistemas autônomos, em geral, geração distribuída – GD, e em grandes centrais, que empregam energia solar, de modo centralizado. A Geração Distribuída pode ser definida como a geração de energia elétrica próxima ao local de consumo ou no próprio estabelecimento consumidor.
Conforme o MME, a energia excedente é cedida à distribuidora local, e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade da mesma titularidade. A adesão pelo sistema fotovoltaico cresce a cada ano em todo o mundo. É uma energia sustentável e os custos reduzem absurdamente na conta de energia elétrica.
Em um cenário moderado, da Agência Internacional de Energia (IEA), a energia solar poderia responder por cerca de 11% da oferta mundial de energia elétrica em 2050, algo próximo de 5.000 TWh.
Segundo a ANEEL, até 2024, cerca de 1,2 milhão de geradores de energia solar ou mais deverão ser instalados em casas e empresas em todo o Brasil, representando 15% da matriz energética brasileira e até o ano 2030 o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões.
Um dos grandes lançamento da Fronius é o Symo Brasil com potência de 10kw (com certificação do Inmetro) para complementar a família de inversores solares SnapInventer. É ideal para plantas comerciais com redes trifásicas 220V/127V. Seu design inovador SuperFlex fornece o máximo de flexibilidade na concepção do sistema, enquanto a montagem SnapInverter torna a instalação e manutenção mais fáceis. Além de reduzir custos com a instalação, segundo o técnico da Fronius, João Paulo Ciccheto, apresenta diversos outros benefícios. “Além da qualidade de seus componentes, oferecemos fatores como o resfriamento ativo e o processo de substituição de placas Fronius. É uma manutenção eficiente e acessível”, declara. O Symo Brasil está disponível nas versões 10, 12 e 15kW.
Sobre a Fronius
A Fronius está de casa nova e totalmente tecnológica. Sua nova sede está localizada em São Bernardo do Campo (SP), próximo à rodovia dos Imigrantes e ao rodoanel, garantindo agilidade em seu atendimento aos clientes nos serviços de suporte técnico local, peças de reposição e treinamentos. Com mais de 20 anos no Brasil, a Fronius é composta de três unidades de negócios que estão de vento em popa: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição e por uma equipe de 70 profissionais extremamente competentes para atender em todo o país, através de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.
Texto:Lucia Nunes – diretora e jornalista responsável