Levantamento corresponde ao período de janeiro a outubro de 2019. Médica lembra que a vacina BCG, oferecida pelo SUS aos recém-nascidos, previne a tuberculose.
A Prefeitura de Ji-Paraná (RO), no Vale do Jamari, confirmou 34 casos de tuberculose este ano na cidade. O levantamento corresponde ao período de janeiro a outubro de 2019.
Somente este ano, o Centro Especializado em Patologias Tropicais Padre Adolfo Rohl, realizou 262 atendimentos a esses pacientes com tuberculose. Nenhuma morte foi registrada.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que está intensificando a divulgação sobre os sinais e sintomas da tuberculose em alusão ao dia Nacional de Combate a doença, que acontece no próximo domingo (17).
A recomendação é prestar atenção nos sintomas para procurar tratamento o mais rápido possível. O sintoma mais comum é a tosse, que geralmente dura mais de três semanas.
Outros são:
- Febre
- Dor torácica
- Falta de ar
- Sudorese
- Emagrecimento
- Cansaço e fadiga
A médica Aline Ferraz explica que a tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida pelo contato com saliva, fala, espirro ou tosse.
“Uma boa nutrição é muito importante porque nosso sistema imunológico é que combate a maior parte das doenças. E também, ao nascer, é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina BCG, então isso também é muito importante”, comenta a médica.
Tuberculose: sintomas e formas de transmissão — Foto: Arte G1