Grupo de trabalho decidiu que o país deve receber nos próximos meses uma missão de alto nível
A Comissão Antissuborno da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) decidiu hoje, em Paris, enviar ainda este ano ao Brasil uma missão de alto nível para acompanhar os recentes retrocessos na área de combate à corrupção.
O grupo de trabalho da comissão encerrou hoje as atividades e, ao analisar a situação brasileira, decidiu que o país deve receber nos próximos meses uma missão de alto nível, formada pelo presidente do colegiado e observadores de outros dois países para acompanhar o que a comissão considera violações da Comissão Antissuborno da OCDE.
Entre os fatores que levaram o Brasil a receber a advertência está o inquérito das fake news do STF, a decisão de Dias Toffoli que, ao beneficiar Flávio Bolsonaro, limitou as atividades do Coaf e da Receita Federal, a Lei de Abuso de Autoridade e a intervenção política no combate à corrupção.
Na prática, a decisão já é uma advertência ao Brasil. Esta é a primeira vez na história que o país receberá uma missão da comissão.
A medida de hoje não tem relação com a decisão dos Estados Unidos de não apoiarem a entrada do Brasil na OCDE.
Via Época