Rondônia está entre os primeiros no ranking dos Estados que mais apresentaram crescimento econômico nos últimos 8 meses, direcionando o foco na melhoria do ambiente de negócios para geração de emprego e renda. Foi dessa forma otimista que o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, participou de uma extensa agenda realizada na sexta-feira, 20, no município de Ji-Paraná, quando destacou o fortalecimento à geração de emprego que está inserido no eixo Desenvolvimento Econômico do Plano Estratégico do Estado de Rondônia 2019-2023.
O governador Marcos Rocha participou de visitas feitas a grupos empresariais como a um frigorífico e uma industria de arroz que, juntos, geram mais de 800 empregos diretos no município.
A geração de empregos, segurança, saúde e educação foram os principais temas pedidos ao governador ainda durante a campanha. Durante reunião com os funcionários de ambas as empresas, o governador fez um breve relato das ações desenvolvidas. Para o governador, com a união de esforços será possível transformar Rondônia no melhor Estado do país.
No frigorífico, o diretor Eduardo de Almeida Ferreira aproveitou a visita do governador para enaltecer todo o procedimento realizado pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa que refletiu positivamente fazendo com que a empresa mantivesse centenas de empregos. Ele falou claramente da postura do Governo em desburocratizar as ações assegurando à inclusão da indústria no programa de incentivos fiscais do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), permitindo a gestão do negócio e a competitividade no mercado.
O governador expressou contentamento na questão do Governo direcionar o foco em tornar Rondônia referência nacional no enfrentamento à corrupção. O tema está apresentado claramente no Plano Estratégico do Estado destacando que a sociedade brasileira levanta, como umas de suas principais bandeiras, o aprimoramento de instrumentos de controle e combate à corrupção. Cabe ao Estado prover essas melhorias a fim de guarnecer o cidadão de maior confiabilidade nas instituições, com a implementação de planos de integridade, monitoramento de relações de conflitos de interesses e criação de mecanismos anticorrupção.
As medidas contra a corrupção, segundo argumentou o governador Marcos Rocha, têm recebido elogios de grandes empresas e, inclusive, algumas têm manifestado interesse de se instalarem em Rondônia. “Isso faz com que as pessoas se sintam seguras e tem atraído olhares para nosso Estado”, disse o governador concluindo que o reflexo seria geração de mais empregos.
Marcos Rocha também aproveitou para destacar o bom relacionamento junto à Assembleia Legislativa e citou como exemplo vários projetos de autoria do Executivo Estadual que já foram aprovados vários projetos na Casa de Leis de interesse da população rondoniense, reforçando o alinhamento entre os Poderes.
Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia