A menopausa e climatério são frequentemente confundidos, mas representam fenômenos diferentes. O primeiro refere-se apenas à última menstruação, enquanto o segundo é a síntese de um conjunto de sintomas que marca o fim da fase reprodutiva da mulher.
Quais os sintomas da menopausa?
É durante esse período que surgem as queixas mais frequentes, consequência de alterações no organismo em função da queda brusca dos níveis de hormônios femininos. As mais comuns são as ondas de calor e de frio, suor noturno, mudanças de humor e aumento de peso.
Sintomas da menopausa e tratamento natural
Felizmente, antes de recorrer à reposição hormonal, é possível rever os hábitos e obter bons resultados com ajustes simples. Saiba mais:
Aumente a frequência dos exercícios físicos
Os exercícios físicos liberam dois hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar: a endorfina e a serotonina. Doses diárias são capazes de aliviar as mudanças bruscas de humor e promover o relaxamento.
Inclua mais frutas e bebidas refrescantes no cardápio
As ondas de calor podem ser desencadeadas, entre outros fatores, pela alimentação. Na digestão, a nossa temperatura corporal e o nível da pressão arterial naturalmente aumentam. Por isso, troque alimentos pesados por frutas, legumes e vegetais, que têm digestão facilitada. Não deixe também de ter água ou água de coco fresca sempre à mão para momentos de sudorese intensa.
Use roupas leves
Tecidos naturais, como linho e algodão, são mais frescos e permitem que a pele respire. Pode parecer bobagem, mas esse é um fator importantíssimo para quem vive episódios de suor noturno, por exemplo. Invista em peças leves para que, mesmo em momentos assim, você continue confortável.
Procure a homeopatia
Antes de recorrer a medicamentos industrializados, os fitoterápicos são boas alternativas para amenizar os sintomas do climatério. Já existem compostos consagrados para esse tratamento, mas um especialista poderá desenvolver a combinação ideal para cada caso.
Mdemulher.