Chamas foram apagadas por completo apenas nesta terça-feira (25). Ao menos 200 bolivianos foram atingidos pelo incêndio.
Em menos de 24 horas, mais de 10 mil peças de roupas foram doadas às famílias afetadas pelo incêndio que atingiu a comunidade boliviana de Buena Vista, região fronteira com Rondônia, no início da noite da última segunda-feira (24). Parte do vilarejo de palafitas ficou destruído. As chamas foram apagadas por completo apenas nesta terça-feira (25).
A informação sobre as doações foi repassada pela secretária-adjunta Municipal de Assistência Social (Semas), Senira Dantas, que trabalha na fronteira com o município de Costa Marques (RO), no auxílio aos moradores vítimas do incêndio.
“Ainda há mais de 400 cobertores doados de ontem para hoje. Também tem calçados, material de higiene, alimentos e água mineral. Tudo foi doado pelos voluntários, a população em massa e empresários. Os trabalhos de auxílio por aqui vão continuar”, complementou Dantas.
Incêndio foi registrado na noite de segunda-feira, 24 — Foto: Reprodução/Facebook
Conforme Senira, a capitania boliviana disse que ao menos 19 famílias – média de 70 pessoas, entre crianças, jovens e adultos – perderam todos os pertences por causa das chamas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), publicou uma nota informando que também está solidário com as vítimas do incêndio.
“O governador determinou às secretarias de Estado que trabalhem com urgência para atendimento aos atingidos pelo sinistro. De imediato, medidas para acolher os bolivianos foram iniciadas pelas secretarias estaduais de Rondônia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de arrecadar agasalhos e mantimentos para remeter aquelas pessoas atingidas por este lamentável acidente”, diz o comunicado.
Mapa mostra área onde ocorreu o incêndio que destruiu comércio e casas na segunda-feira, 24. — Foto: Google Earth/Reprodução
40% da estrutura prejudicada
Um canal estatal boliviano publicou nas redes sociais, ainda na noite do incêndio, de que ao menos 40% da estrutura do vilarejo foi prejudicado pelas chamas.
“Por volta das 20h de segunda-feira, um incêndio na cidade de Buena Vista #Beni, fronteira com o #Brasil, destruiu pelo menos 40% das casas da comunidade e causou a evacuação dos afetados para Costa Marques, #Brasil”, cita a publicação.
Bolivia TV Oficial@Canal_BoliviaTV
#Sociedad | Alrededor de las 20:00 horas de este lunes, un incendio en la población Buena Vista- #Beni, frontera con #Brasil, acabó con al menos el 40% de viviendas de la comunidad y provocó la evacuación de los afectados a Costa Marques, #Brasil. http://www.boliviatv.bo/principal/noticia.php?noticia=4ef1c8110f786885ee6658c0fd156ace&lang=es …112:31 AM – Jun 25, 2019Twitter Ads info and privacyBeni: Familias de Buena Vista son evacuadas por incendio en viviendasBolivia TV – Haciendo Historiaboliviatv.boSee Bolivia TV Oficial’s other Tweets
Segundo o governo da Bolívia, além das lojas da comunidade, mais de 20 casas foram totalmente destruídas pelas chamas, que podem ter começado em um estabelecimento que vendia combustível na cidade de palafitas. Dez pessoas tiveram ferimentos, sendo três crianças. Ao menos 200 bolivianos foram atingidos pelo incêndio.
Início
A polícia contou que o fogo teria começado por volta das 18h dentro de uma loja do vilarejo.
O secretário de Turismo e Meio Ambiente, Cassiano Sidon, que também ajuda as famílias, a primeira informação sobre o incêndio é de que as chamas teriam iniciado após a explosão de um motor de energia dentro de um estabelecimento.
Distrito de Buena Vista, na Bolívia, destruído por fogo — Foto: Gedeon Miranda/Rede Amazônica
“Depois dessa explosão, o fogo se alastrou com uma velocidade muito grande. Em menos de uma hora, já tinha tomado mais de 50% das casas. Então foi esse o maior problema. Mas equipes do Exército, Idaron, se prontificaram logo”, disse.
Para que o incêndio não se propagasse, outras casas precisaram ser derrubadas. “Mas, mesmo assim, foi uma grande perda. Acabou com tudo. Conseguiram salvar só a roupa do corpo. As lojas que estavam ao redor da loja que iniciou o fogo, não sobraram nada. Muita gente que jogou as coisas na água, estão tentando recuperar agora. Mas, até então, não conseguiram”, complementou o secretário.
A Polícia Civil informou que, ao todo, Buena Vista tem entre 30 a 40 famílias.
O que se sabe até agora sobre o incêndio:
- O fogo teria começado no motor de uma loja por volta das 18h de segunda-feira;
- Ao menos 20 casas e sete lojas foram consumidas pelo fogo;
- Para que o incêndio não se propagasse, outras casas precisaram ser derrubadas;
- A polícia informou que três pessoas se queimaram e foram atendidas no lado brasileiro. No total, cerca de 10 pessoas ficaram feridas;
- Não houve registro de mortes;
- A maioria das vítimas inalaram fumaça e tiveram escoriações devido aos escombros;
- A polícia estimou que 10 famílias perderam todos seus pertences. Semas aponta 19;
- 5 famílias que estavam em uma escola improvisada como abrigo de Costa Marques – cerca de 50 pessoas, entre crianças, jovens e adultos – já saíram do local e voltaram para Bolívia;
- Na noite do incêndio, outras famílias seguiram para casa de amigos e parentes em Costa Marques;
- Mais de 10 mil peças de roupas já foram doadas às famílias afetadas. Calçados, material de higiene, alimentos, água e mais de 400 cobertores também foram doados;
- 100 pessoas trabalharam na contenção do fogo. O medo era de que as lojas fossem saqueadas. Voluntários auxiliaram entregando água e comida;
- Exército Brasileiro, guarda boliviana, voluntários, representantes da secretarias de Turismo e Meio Ambiente e Municipal de Assistência Social se uniram para socorrer os feridos e as famílias atingidas. A ajuda também veio de empresários e as prefeituras de São Francisco do Guaporé e Costa Marques.
Informações Rede Amazônia/G1