Conexão Amazônia

Surto de “Febre Maculosa”: Fique atento aos Sintomas!

Os recentes casos de febre maculosa têm feito muita gente se perguntar quais são os sintomas da doença. Causada pela picada de carrapatos-estrela infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii, seu quadro inicial é caracterizado por febre alta, dor de cabeça, no corpo e perto dos olhos, enjoo, vômito, diarreia e falta de apetite. Tudo isso seguido do aparecimento de manchas no corpo.

6d41a0_365358ca6e9f474c93ebd16dc44788fe_mv2

“As manchas podem fazer com que haja suspeita de dengue, mas na febre maculosa elas surgem nas palmas das mãos e na sola dos pés”, diferencia a infectologista Cláudia Murta, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).

febre-maculosa

Também conhecido como micuim, o carrapato responsável pela chateação é encontrado normalmente em capivaras, bois e cavalos. Ele se contamina com a Rickettsia rickettsii ao picar animais infectados. “A febre maculosa acontece em vários lugares do Brasil, mas principalmente na Bahia e na região Sudeste”, acrescenta Cláudia.

A bactéria cai na corrente sanguínea, ocasionando manifestações generalizadas. “As principais complicações ocorrem quando há o acometimento de fígado e rins, gerando hemorragia e problemas renais”, alerta a infectologista.

inseto-da-febre-maculosa

O aracnídeo precisa passar 4 horas preso na pele para contagiar o indivíduo. Os sintomas aparecem de 2 dias a duas semanas após a picada. Embora qualquer um possa ser alvo, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas sofrem mais com as complicações.

Do diagnóstico ao tratamento

Como os sinais do quadro inicial se assemelham muito aos de outros problemas, como a dengue, o paciente precisa falar para o médico se ele esteve em áreas com infestação de carrapatos.

“É importante que a pessoa procure auxílio no início, porque a chance de cura é alta. E a taxa de mortalidade para os casos que não são tratados em nenhum momento varia de 40% a 60%”, informa Cláudia.

O diagnóstico é baseado na avaliação clínica e epidemiológica. “Também é feito um exame de sangue específico, mas que não fica pronto no mesmo dia. Então, o médico começa o tratamento antes mesmo de o resultado sair”, afirma a profissional da SBI.

Para curar o paciente, é receitado antibiótico oral de 10 a 14 dias. “Os casos mais leves são tratados em casa e, os mais graves, no hospital, para que sejam avaliados”, complementa a expert.

Como prevenir

Não existe vacina contra a febre maculosa. Por isso, a melhor forma de preveni-la é evitando contato com o aracnídeo, em especial nas áreas de transmissão.

“Quando for necessário ir nesses locais, o ideal é usar botas, colocar a meia por fora da calça, vestir roupas claras, verificar o corpo e fazer o controle de carrapato em animais que vivem ali”, recomenda Cláudia.

Surto de febre maculosa em Minas Gerais

A doença está assustando a população devido ao surto em Contagem, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Secretaria Municipal de Saúde do município confirmou três mortes provocadas pela febre na cidade em 2019. O número de notificações já chega a 33.

Fiquem atentos!

Fonte: Saúde Abril

Carregando...