Conexão Amazônia

Daniel Pereira, ex-Governador de Rondônia, é alvo de mandado de busca e apreensão em operação Pau Oco

Daniel Pereira nega acusações e defesa diz que não há nenhum fato contra ele. Operação apura a existência de um grupo criminoso que atua na administração pública desde 2018.

O ex-governador de Rondônia, Daniel Pereira, é alvo de mandado de busca e apreensão na nova fase daOperação Pau Oco, deflagrada na manhã desta sexta-feira (12), contra corrupção e crimes ambientais no estado. Ele nega qualquer acusação.

(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o G1 errou ao informar que o ex-governador de Rondônia, Daniel Pereira, foi preso durante nova fase da operação Pau Oco. A informação havia sido confirmada pela Polícia Civil. Na verdade, ele é alvo de mandado de busca e apreensão. A informação foi corrigida às 07h40.)

A Polícia Civil chama essa fase de “Teste do Sabre”, que apura a suposta existência de um grupo criminoso que atua na administração pública estadual desde abril de 2018.

Segundo as investigações, a organização criminosa é formada por servidores e empresários do ramo madeireiro, e estava voltada ao atendimento de demandas no setor ambiental, lucrando financeira e politicamente.

De acordo com a polícia, os suspeito são investigados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, crimes contra a flora, contra a administração ambiental, advocacia administrativa, peculato digital, tráfico de influência, falsificação de documento público e falsidade ideológica.

São cumpridos nesta manhã oito mandados de prisão preventiva e 45 ordens de busca e apreensão em residências e empresas em todo o estado, principalmente em Porto Velho, Espigão do Oeste (RO), Ouro Preto do Oeste (RO), Ariquemes (RO), Buritis (RO), Candeias do Jamari (RO), Vista Alegre do Abunã (RO).

O que diz Daniel

Daniel Pereira recebeu a imprensa na tarde desta sexta-feira (12) para uma coletiva em um escritório de advocacia da defesa dele. O ex-chefe do estado e atual superintendente do Sebrae negou as acusações e disse que não tem qualquer conhecimento do processo. Informou também que nunca teve contato com as pessoas que são investigadas na operação.

“Nunca mantive contato com essas pessoas, nunca tive a curiosidade de ver o que estava dentro do processo, pois eu acredito na Justiça. Nós temos o Tribunal de Justiça acompanhando o procedimento. Então eu espero que isso se esclareça”, disse.

Questionado sobre a operação, Daniel Pereira enfatizou acreditar que a ação é de cunho político.

“A impressão que se tem é que o papel maior dessa operação não é esclarecer fatos, não é buscar informações, porque ao chegar na minha casa as autoridades policiais e a representante do Ministério Público, eu perplexo disse: me ajuda a dizer o que é que vocês estão buscando de informação. Se tem alguém que tem interesse em esclarecer os fatos e não deixar pairar qualquer dúvida sobre minha conduta, sou eu. Tenho mais de 30 anos de vida pública, nunca me apropriei de um copo d’água de qualquer entidade. E não é agora, com 50 e poucos anos, que eu vou começar a fazer. Realmente não sei o conteúdo do processo”, complementou o ex-governador.

O advogado de Daniel, Nelson Canedo, informou que está buscando cópias de todo o procedimento afim de entender as acusações. Disse também que já tem ciência do conteúdo da decisão judicial, mas ressaltou que não há qualquer fato concreto que aponte algo contra o superintendente.

“O que nos impressiona um pouco, isso sendo uma opinião do jurídico do Daniel e não pessoal dele, é que não há nenhum fato concreto praticado por Daniel Pereira que aponte ele como praticante de qualquer ato irregular”, explicou Nelson.

Nota do Sebrae

Atualmente Daniel Pereira é diretor superintendente do Sebrae Rondônia. Em nota, o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae informou que aguarda o avanço das investigações e que confia na integridade do ex-governador como profissional e cidadão. Veja a nota na íntegra:

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Rondônia esclarece que a respeito dos recentes fatos desencadeados pela Operação Pau Oco, aguardaremos o avanço das investigações dos acontecimentos.

Contando com a compreensão de todos para aguardem o desenvolvimento das averiguações em curso, informamos que Daniel Pereira é um dedicado diretor superintendente deste agente e que nas suas atividades conta com o reconhecimento de suas qualidades profissionais e confiamos em sua integridade como profissional e cidadão.

Carregando...