Conexão Amazônia

Campinas sanciona lei para priorizar atendimento a autistas em áreas comerciais e públicas

Norma assinada pelo prefeito, nesta terça-feira, também beneficia acompanhantes. Grupo passa a ter mesmos direitos já garantidos para gestantes, idosos e pessoas com deficiência física.

Campinas (SP) sancionou na tarde desta terça-feira (2) a lei que garante atendimento prioritário a autistas e acompanhantes em estabelecimentos comerciais e de serviços públicos. A medida foi assinada pelo prefeito, Jonas Donizette (PSB), e a previsão é de que entre em vigor em 30 dias.

A medida municipal ocorre para marcar a celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A norma também estabelece que uma placa de identificação, com o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), seja colocada nas áreas comerciais da cidade.

“O autismo não é uma deficiência aparente, por isso, o símbolo contribuirá para que as pessoas tenham um olhar diferente para esta situação”, diz texto da assessoria. Com isso, o grupo passa a ter os mesmos direitos antes garantidos para idosos, pessoas com deficiência física e gestantes.

O transtorno do espectro autista é uma condição do desenvolvimento neurológico caracterizado por uma alteração da comunicação social pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados, segundo a Prefeitura. O autista pode exibir em seu comportamento hiperatividade, agressões, impulsividade, irritabilidade, repetição de palavras e de ações.

Fonte: G1

Carregando...