Conexão Amazônia

Criança denuncia avô por abuso após aula sobre violência sexual no Paraná

Segundo a polícia, menina de 9 anos levou foto do idoso e explicou aos professores como tudo aconteceu. Homem de 67 anos foi preso.

Um homem de 67 anos foi preso na tarde desta segunda-feira suspeito de abusar sexualmente da própria neta em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

Segundo o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) de Ponta Grossa, a menina, de 9 anos, foi quem denunciou o avô na semana passada.

A criança levou até a escola em que estuda um álbum de fotografia. Em uma foto em que o avô aparece, ela explicou aos professores o que o idoso fez com ela, de acordo com o Nucria. A escola acionou o Conselho Tutelar.

No dia anterior a denúncia, a menina havia participado de uma aula sobre educação e violência sexual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Paraná.

A menina foi levada até o Nucria e foi ouvida por uma psicóloga. Durante a conversa, a criança relatou que sofria abusos há cerca de 10 meses.

O idoso foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Ponta Grossa e negou que tenha abusado da menina. Ele foi preso e está na Cadeia Pública da cidade.

De acordo com a delegada do Nucria de Ponta Grossa, Ana Paula Cunha Carvalho, o avô acariciava as partes íntimas da neta.

“Não tem nenhum exame clínico que possa comprovar esse tipo de abuso. Mas a palavra da vítima nesses casos pesa mais. Ela tem maior relevância, até porque não é só a palavra. Levamos em conta todas as circunstâncias do caso”, explica a delegada.

A delegada disse que os pais relataram ao Nucria que, há algum tempo, a menina não queria mais ir até a casa dos avós. Mas não sabiam o motivo.

O caso segue sendo investigado e outros familiares ainda serão ouvidos.

“Existe muita criança que só entende o que é o abuso sexual a partir de uma explicação na sala de aula, com orientação sexual responsável, assim como faz o Proerd”, diz a delegada.

Fonte: Ponta Grossa

Carregando...