A pupunha é um dos alimentos preferidos dos paraenses. Bem cozida, a fruta é muito apreciada com um café quente. Uma combinação que arranca elogios.
Mas o que muita gente não sabe, é que a pupunha é um dos frutos amazônicos que mais trazem benefícios à saúde, por conter elementos essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o ferro, manganês, cobre, zinco, cálcio, potássio e fósforo, além de suas proteínas e fibras.
PREVINE DOENÇAS DEGENERATIVAS
O alimento possui cores bem vivas, que variam entre o verde, amarelo e vermelho. As suas cores se devem à alta concentração de carotenoides, substâncias tidas como excelentes fontes de antioxidantes, que estão diretamente ligadas à prevenção de doenças degenerativas.
Além disso, essas mesmas substâncias são essenciais para realizar a síntese de vitaminas A, sendo por isso também de pró-vitamina A, o que faz da pupunha uma das mais ricas dentro da biodiversidade brasileira.
COMBATE AO ENVELHECIMENTO PRECOCE
A pupunha é rica em propriedades antioxidante, que são ideais para combater o envelhecimento precoce das células, deixando a pele mais jovem e firme. A presença dos carotenoides, facilitam a síntese de vitamina A no organismo. Essa vitamina também é essencial por sua ação anti-envelhecimento.
MELHORA A DIGESTÃO
Por ser rica em fibras alimentares e pobre em gorduras, a pupunha também pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo constipações e distúrbios estomacais.
FAZ BEM PARA OS OLHOS
Ainda pela presença da vitamina A, o fruto também ajuda a melhorar a visão e a saúde dos olhos em geral, prevenindo doenças como catarata e degeneração macular, muito comuns em idosos.
FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
A vitamina A também favorece de igual forma o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra os mais variados tipos de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos, como é o caso de gripes e resfriados.
AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO ÓSSEO
Os ossos também são grandes beneficiados pela vitamina A. Ao consumir o alimento regularmente, é possível deixar os ossos mais fortes e resistentes à fraturas, além de prevenir a osteoporose.
(Com informações do Portal do Holanda)