Conexão Amazônia

Menino com paralisia cerebral viraliza na web após cantar ‘Hear me now’ e ter vídeo compartilhado por Alok

Fonte: G1 Ariquemes e Vale do Jamari
Por Jeferson Carlos

A história de superação do jovem Paulo Duque, portador de paralisia cerebral, está viralizando nas redes sociais desde o começo do ano. Após cantar o hit “Hear me now” em Ariquemes (RO), um vídeo do cantor de 14 anos foi publicado na web e a gravação acabou chegando ao Dj Alok, produtor da música. Alok gostou tanto do hit na voz de Paulo, também deficiente visual, que decidiu compartilhando o show em sua rede social. Com isso, Paulinho já foi assistido quase 7 milhões de vezes.

O vídeo de Paulinho, como é chamado por amigos, foi gravado em dezembro de 2018, na quadra poliesportiva da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. A apresentação aconteceu durante a festividade de encerramento das aulas da escola e comoveu a pequena plateia do evento.

Dias depois, a apresentação de Paulinho foi publicada na página de um produtor musical e bombou nas reações e comentários positivos sobre o exemplo de vida a ser seguido.00:00/02:44

O talento de Paulinho foi reconhecido pelo próprio DJ Alok, que compartilhou o vídeo na rede social dele. Na publicação, o DJ declarou que ficou encantado e emocionado com a performance do jovem de Ariquemes e desejou parabéns a Paulinho pela determinação musical.

História de Paulo

Paulo Duque nasceu prematuro, de sete meses, com paralisia cerebral e deficiência visual. Desde muito cedo Paulinho passou a ser criado pelos avós, que sempre dedicaram o máximo do tempo possível para incluí-lo em várias atividades.

Mas de onde surgiu tanta paixão pela música, e em especial, a música eletrônica? Segundo a avó, Paulinho começou a despertar a paixão pelo ritmo eletrônico ao ouvir as músicas que a prima dele, Fabíola de Oliveira, colocava para ela ouvir em casa.

Para Paulinho as batidas da música eletrônica lhe trazem um sentimento de amor e paz. Ele também contou que gosta das músicas do DJ Alok, mas a preferida é a que ele cantou no vídeo que viralizou nas redes sociais. A música original é cantada na voz de Zeeba.

“É muito emocionante, ele surpreende a gente cada vez mais, a cada dia. Quem pensava que ele conseguiria cantar assim em espanhol ou inglês? Todo mundo que viu o vídeo dele se comoveu com a história e acredito que ele venha a ter novas oportunidades na vida”, ressaltou a prima do garoto.

Mesmo sem nenhuma instrução musical, o jovem tem facilidade nas apresentações graças a uma habilidade natural que só grandes músicos possuem e a ciência caracteriza como rara: o ouvido absoluto.

Após a repercussão de Paulinho nas redes sociais, o G1 e a Rede Amazônica conseguiu reunir novamente Paulinho e o professor de música dele, Fernando Zeri, para uma apresentação ao ar livre no Centro de Ariquemes.

A parceria e a sintonia entre o aluno e professor existe há nove meses, através das aulas de música na Apae.

Em poucos minutos, algumas pessoas se aproximaram, pararam para assistir e gravaram a apresentação de Paulinho. Entre os olhares de admiração, estavam o do servidor público Lourenço da Costa, que também se emocionou com o talento e a superação do jovem.

“Com certeza temos que incentivá-lo neste talento que ele possui, a música que apresenta para nós é maravilhosa. Emociona bastante, além de ser um exemplo de superação”, destacou.

Paulinho canta após repercussão de vídeo em Ariquemes — Foto: Jeferson Carlos/G1

Paulinho canta após repercussão de vídeo em Ariquemes — Foto: Jeferson Carlos/G1

Sonho de cantor

A avó do garoto, Emília Carmelita, revela que, quando está em casa, Paulinho passa quase todo o tempo ouvindo música e o desejo dele é cantar na televisão e ser famoso. A avó revela que, por conta da limitação de Paulinho, às vezes ela deixa de fazer várias tarefas domésticas só para cuidar do neto.

Sobre o vídeo, Emília disse que toda a família ficou surpresa com a repercussão e que estavam à procura de um professor de inglês para Paulinho aperfeiçoar o idioma.

“Não esperava toda essa repercussão, mas estamos muito felizes com tudo isso. Todo dia ele pergunta quantas visualizações o vídeo está. Ele gosta muito de inglês, estamos em busca de um professor de língua inglesa para que ele aprenda o idioma e no que ele querer, a gente vai tentar ajudar sempre”, relata a avó.

O que é o ouvido absoluto?

Conforme a fonoaudióloga Graziela Gonçalves, o ouvido absoluto é uma habilidade relacionada à memória auditiva.Quem nasce com essa característica tem a capacidade de identificar ou recriar uma nota musical sem precisar recorrer a partituras, tablaturas ou mesmo olhar para algum instrumento.

Desta forma, Paulinho consegue identificar as notas musicais para que o professor Fernando Zeri reproduza as músicas e ainda consegue memorizar o que os artistas cantam.

Alok elogiou música na voz de Paulo e diz que se emocionou — Foto: Facebook/Reprodução

Alok elogiou música na voz de Paulo e diz que se emocionou — Foto: Facebook/Reprodução

Prestes a começar o 9° ano do ensino fundamental, Paulinho sempre estudou em uma instituição de ensino regular. Além do amor pela música, ele também tem uma outra paixão: a coleção de moedas que possui em casa e ele conta cada uma delas todos os dias.

Por conta da paralisia, Paulinho faz sessões de fisioterapia em um centro de reabilitação do município para evitar a atrofia dos músculos. Ele também frequenta a Apae, especialmente para receber as aulas de música.

E é pela dedicação na paixão musical que a família de Paulinho pretende fazer o possível para o garoto continuar emocionando e levando uma mensagem de superação para outras pessoas.

Carregando...