O nível do rio Machado em Ji-Paraná (RO) voltou a subir e atingiu os 11,57 metros na manhã deste sábado (23) e deixou várias residência e ruas alagadas, na região Central do Estado. De acordo com a Defesa Civil, nove famílias estão desabrigadas. Outras nove estão desabrigadas.
Para atender aos desabrigados, um abrigo foi montado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no ginásio de esportes Adão Lamota, no segundo distrito do município.
“ Durante está sexta-feira (22), algumas famílias solicitaram ajuda à Defesa Civil. Realizamos também o resgate de mais de 10 animais, entre gatos e cachorros afetados pela cheia. Depois do resgate encaminhamos estes animais para uma Ong.
Mais de 60 famílias estão desabrigadas e foram para casa de parentes ou Amigos. Segundo a Defesa Civil, mais de 500 residências foram atingidas pela cheia do rio Machado.
Forte chuva
Na sexta-feira, uma forte chuva caiu na cidade durante várias horas e mais de 10 ruas e 50 residências ficaram alagadas por horas.
Chuva deixa ruas alagadas em Ji-Paraná — Foto: Gedeon Miranda/ G1
As ruas 22 de Novembro, 2 de Abril, 6 de Maio e Meneses Filho foram bloqueadas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Um dos pontos de acesso ao prédio da Polícia Federal foi bloqueado por que um córrego transbordou.
Maiores cheias registradas
De acordo com a Agência Nacional de Águas (Ana), uma das piores marcas foi em fevereiro de 2014, quando o rio atingiu 11,62 metros. Em 1985 o rio registrou 11,55 metros.
Em 2014, 98 famílias ficaram desalojadas e 36 desabrigadas. Na época, os atingidos foram acolhidos no Ginásio de Esportes Gerivaldão.