Conexão Amazônia

Como relacionamentos sem compromisso destroem a autoestima:

Num mundo que nos incentiva a não buscar nossa excelência, acabamos nos conformando em ser “mais ou menos cristãos”, “mais ou menos puros”, “mais ou menos comprometidos”, “mais ou menos namorados”. Amigos, Deus nos criou para a integridade. Sabe o que isto significa? Integridade é a condição do que está inteiro, qualidade do que não foi alvo de diminuição, que não foi quebrado. Profundo, não é? Você tem se colocado em situações que conduzem seu coração a uma arena, pronto para ser machucado?

Compartilho aqui uma profunda reflexão a respeito de relacionamentos sem compromisso:

Ao ficar com alguém, não se esqueça de que essa pessoa também ficará com você — não só algumas horas, mas ficará com partes suas que jamais serão restituídas: o seu tempo, a sua moral, alguns conceitos de família, parte da sua pureza, ou até mesmo sua virgindade, seja você homem ou mulher. E o pior é que depois de algum tempo você se sentirá usado, com a autoestima baixa, como se não fosse capaz de provocar um real e constante interesse em alguém.

Esta última frase resume muita coisa, não é mesmo? Após colocar seu coração em jogo e se ferir por negligência, você já sentiu como se não fosse capaz de provocar um real e constante interesse em alguém? Já sentiu como se não fosse bom ou boa o suficiente para receber amor verdadeiro? Pois é, estes são alguns dos efeitos do relacionamento descomprometido — ele é um destruidor potencial da autoestima e autoconfiança.

O texto do livro Carta a Jovens Namorados, de Ellen White, nos diz assim: “Brincar com corações não é um crime de pequena magnitude aos olhos de um Deus santo”. Ele continua e afirma que algumas pessoas despertam as afeições de alguém e depois vão embora, esquecendo tudo que disseram e ignorando o efeito que isso causa em sua vida. Então, “um novo rosto os atrai, e repetem as mesmas palavras, dispensam a outra[o] as mesmas atenções”.

Deus é o Senhor da aliança, de laços verdadeiros, da união afetiva e moral de qualidade. O sonho dele para seus relacionamentos é grandioso. Não se contente com pouco. Lembre-se que Deus não une pessoas, Ele une propósitos.

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:23). Se esses conselhos parecem ter chegado tarde demais até você, e seu coração já está cheio de machucados, não se desespere. Deus lhe oferece um recomeço. “Ele sara o coração quebrantado e ata as suas feridas” (Salmos 147:3).

Reprodução de texto: Dr. Wendell Jânio de Oliveira – Psiquiatra – CRM/RO 5106

Para ver mais publicações do Dr Wendell acesse AQUI

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, texto e área interna

Carregando...