Cerca de 100 placas de trânsito alvos de vandalismo foram substituídas, em Ji-Paraná (RO), município a pouco mais de 370 quilômetros de Porto Velho. Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), dos 230 locais onde foram necessários substituir ou instalar novas placas, 40% deles haviam sofrido algum tipo de dano.
Entre as sinalizações que mais sofrem com ação criminosa são as que indicam “Pare” e de acessibilidade. A ação de vândalos prejudica a segurança no trânsito e causa prejuízos aos cofres públicos.
“As pessoas que cometem vandalismo contra o patrimônio público estão passíveis de ser punidas com multa e até detenção de seis meses a três anos, segundo o artigo 163 do Código Penal Brasileiro. Mas a questão da segurança no trânsito é ainda mais grave. Quebrar uma placa de “Pare”, por exemplo, pode colocar em risco a vida das pessoas que estão passando pelo cruzamento e que não percebem que precisam parar”, explicou o presidente da AMT, Alex Marcos.
Uma equipe da AMT esta percorrendo as ruas e avenidas do município para fazer a reposição das sinalizações.
“As equipes realizam periodicamente vistorias nos locais indicados pela comunidade para verificar a necessidade de instalação ou manutenção da sinalização. Nós contamos com a ajuda da comunidade para que nos informe os locais onde as placas precisam ser substituídas e denunciem as pessoas que estão praticando este tipo de crime”, finalizou Alex Marcos.