Oito (8) projetos desenvolvidos por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) estão entre os 40 selecionados no Brasil para serem apresentados na mostra da ‘Campus Future’, durante a Campus Party de São Paulo. O maior evento de tecnologia da América Latina será de 12 a 17 de fevereiro, no Expo Center Norte.
A participação dos alunos do Ifro na Campus acontece desde 2011. A caravana deste ano, que viaja para São Paulo no próximo sábado (9), tem cerca de 40 representantes, com idades entre 17 a 40 anos. O grupo pertence ao setor de informática e tecnologia do Ifro.
Segundo o analista de sistemas e professor Clayton Andrade, a seleção dos alunos para a feira é feita mediante desempenho e análise das notas escolares. Ao G1, ele também destaca a importância do contato e troca de experiências em um evento como a Campus.
“Eles [alunos] estudam informática e programação e, às vezes, têm a ideia de que por estarem em Rondônia o conteúdo deles é diferente do aplicado no mundo todo. Quando eles vão para lá e têm esse contato com outras pessoas, percebem ser a mesma coisa ensinada aqui ou em outro lugar”, afirma.
Voltada para projetos inovadores que usam a tecnologia em soluções de impacto social, a Campus Future permite a inscrição de projetos desenvolvidos em várias áreas por alunos de cursos técnicos e universitários. Os alunos então completam o casting que representará o estado na feira.
E foi justamente nessa grande vitrine de tecnologia que projetos voltados para o gerenciamento de consumo de energia, balanceamento de alimentação bovina, e até um jogo de aprendizagem, envolvendo a lógica de programação com realidade aumentada, ganharam espaço entre os 40 projetos selecionados para representar Rondônia.
Para a pró-reitoria do instituto, o número de projetos do Ifro escolhidos para o evento é um resultado de empenho realizado por toda a comunidade escolar.
Além dos selecionados para a Campus Future, outros cinco projetos serão expostos durante a feira: três no Sebrae Like a Boss e dois no programa Startup & Maker.
Os alunos que vão expor na feira terão a viagem custeada pelo Ifro, além de uma bolsa-auxílio para os gastos em São Paulo nos cinco dias de Campus.
Campus Party começa na próxima semana em SP — Foto: Leonardo Benassatto/Framephoto/Estadão Conteúdo
“Eles fazem uma rede de contato, pois estão vivendo cinco dias dentro de um evento, com pessoas de outros locais. O que fica para eles é uma percepção de mundo e que eles podem participar de tudo isso. Esses projetos são todos voltados para o desenvolvimento e os alunos podem seguir nessa linha, para vários outros setores”, ressalta o professor Clayton.