Conexão Amazônia

Destaque do mês em “Empreendedorismo Emergente”: Entrevista com o advogado Lincoln Max

No bate papo com o Conexão Amazônia “Destaque do mês em Empreendedorismo Emergente” o nosso convidado é o Lincoln Max, que será também o nosso colaborador na Coluna: “Série :Direitos do Consumidor”, ele é um advogado que atua especificamente na área de defesa do consumidor e já a algum tempo ajuda diversas pessoas, em seu Canal do Youtube (Lincoln Max) e em sua Fanpage Minuto do Consumidor. Confira nossa entrevista…

1-Conexão Amazônia: Gostaríamos que contasse para nossos leitores um pouco sobre você.

Lincoln Max: Olá meus amigos do Site Conexão Amazônia. Sou, Lincoln Max, sou advogado, formado em direito pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e tenho me dedicado à área de proteção e defesa dos consumidores.

2- Conexão Amazônia: Lincoln, você já passou um tempo fora do nosso Estado, vendo outro tipo de consumidor, existe muita diferença entre os consumidores de Rondônia e dos demais Estados?

Lincoln Max: Infelizmente nosso Estado ainda está muito longe de garantir os direitos básicos dos consumidores. A começar pela implantação dos Procons. Pois existe apenas 6 unidades para atender mais de 50 municípios.

Nesse contexto, a primeira “arma” para a defesa dos consumidores é a informação sobre seus direitos. De modo que pretendo contribuir com minha coluna aqui no Conexão Amazônia para o empoderamento e instrução aos consumidores.

3- Conexão Amazônia: Nós usuários de telefonia móvel e fixa, constantemente somos abordados por operadoras, nos oferecendo pacotes, serviços, etc…Como podemos evitar que nossos dados cadastrais sejam divulgados as outras operadoras (que não contratamos) e como diminuir essas ligações indesejáveis o tempo todo?

Lincoln Max: Infelizmente, as operadoras de telefonia e de internet também não tem respeitado os direitos dos consumidores e se utilizam de forma indevida de nossos dados. Elas também invadem a privacidade do consumidor com ofertas de produtos e serviços, pacotes de forma ilegal pois trata-se de assédio de consumo e muitas operadoras já estão sendo condenadas por isso. É importante o consumidor que se sentir lesado procurar uma reparação junto aos órgãos de proteção e defesa do consumidor, ou mesmo, junto à um advogado de seu confiança pois tais práticas abusivas causam muitos danos e aborrecimentos.

Infelizmente, isso não ocorre só aqui, essa semana a França multou o Google em 57 milhões de dólares por falta de proteção dos dados dos usuários.

4- Conexão Amazônia: No início desse mês, nós cidadãos e usuários da Empresa Energisa (antiga Ceron) fomos informados que haverá um aumento em nossas contas de energia elétrica, e frequentemente a Empresa responsável pela nossa energia, envia aos consumidores valores absurdos de um mês para o outro, o que o consumidor deve fazer nesse caso de aumento abusivo? 

Lincoln Max: Isso é um absurdo. A Energisa está desrespeitando uma série de direitos dos consumidores, principalmente o princípio da modicidade das tarifas, que não deveriam ser muito caras por tratar-se de produto essencial. Nós, no Minuto do Consumidor, já alertávamos que esse arranjo monopolizado do fornecimento de energia elétrica não respeita o direito básico de escolha dos consumidores, ou seja, o monopólio impede que o consumidor escolha qual será o seu fornecedor de energia elétrica. Além disso, a concessionária reajusta de forma unilateral e abusiva as tarifas, não garante a continuidade do serviço, pois existem locais onde a energia elétrica “cai” constantemente, falhas nas medições, etc.

A Energisa e as demais empresas monopolísticas são campeões em desrespeitar os direitos dos consumidores. Talvez justamente pelo fato de que o consumidor não possuir direito de escolha e ficar refém de um serviço caro e mal prestado. Isso não está certo. Tem que mudar. A mudança começa com cada um de nós.

5- Conexão Amazônia: Mudando um pouco o nosso bate papo, vamos falar da era digital ou virtual, onde cada vez mais, consumidores preferem comprar produtos online, ao ter que se dirigir a lojas e enfrentar o desconforto de horas esperando para efetuar um cadastro e ser aprovada a compra; nas grandes metrópoles essa prática já se torna comum, você acha que em breve o consumidor de Rondônia vai aderir a essas vendas online, ou será uma coisa pra longo prazo? Como você  enxerga também a defesa do consumidor em vendas online?

Lincoln Max: Realmente a compra online oferece bastante comodidade ao consumidor. Contudo, também expõe à muitos riscos tais como sites falsos, atraso na entrega do produto. É importante o consumidor ficar bastante atento nas compras online, principalmente quando o preço for muito abaixo da média de mercado, pois os golpistas se utilizam dessa técnica para atrair os consumidores. Certamente as vendas online já são uma realidade que, como disse, oferece vantagens mas também exige muitos cuidados.

6- Conexão Amazônia: Estamos prestes a ter um Evento que já é esperado todos os anos por empreendedores e consumidores do nosso Estado, que é o Rondônia Rural Show, a expectativa comercial é que esse ano será girado dentro do evento, milhões em vendas de produtos e serviços do Agronegócio, na sua visão o que poderia ser melhorado nessa feira, para que também pequenos produtores pudessem se destacar?

Lincoln Max: A Rondônia Rural Show já está se tornando uma tradição em nossa região. E para que chegássemos até aqui foi fundamental a iniciativa do ex-deputado e grande liderança Anselmo de Jesus. Na época como secretário da agricultura idealizou que a região merecia uma feira que não fosse apenas “festa” como a Expojipa, mas sim que oferecesse ambiente e condições de qualificar os agricultores, com benefícios para todos nós que dependemos dos alimentos produzidos no campo. Desse modo, faço votos de que essa edição seja mais um sucesso. E que contribua para melhorar a vida daqueles que moram no campo e consequentemente de todos nós.

7- Conexão Amazônia: Adentrando numa questão pessoal, conte um pouco sobre sua conversão ao judaísmo…

Lincoln Max: Bom {risos}… importante falar sobre isso. Essa é a primeira vez que falo publicamente da depressão que enfrentei. E aproveitando o contexto do “Janeiro Branco” que é o mês dedicado à saúde mental acho importante esclarecer o seguinte…

Há alguns anos que eu tenho lutado contra uma depressão persistente, e, durante uma viagem à São Paulo eu encontrei um velho rabino judeu. Já era noite, e o farol do carro iluminava levemente seu rosto, ele me olhava com uma barba grande e grisalha. Ele também usava um quipá (espécie de chapéu, estilo boina, utilizado pelos judeus tanto como símbolo da religião como símbolo de temos a Deus). E naquele momento aconteceu uma coisa meio mística. Ele veio andando em minha direção e me disse: “Lincoln (não sei como ele sabia o meu nome) você sabe qual é o sinal mais aparente de quem está próximo à Deus? Eu disse que não. Então ele respondeu: “A Alegria”.

Essa passagem me ajudou a superar a depressão e tentar encarar a vida de uma forma mais leve desde então.

Assim, após essa passagem, eu comecei a me interessar pelo Judaísmo. Embora não concorde com uma séria de políticas do Estado Israelense em relação aos Palestinos eu acabei de convertendo ao judaísmo e fazendo a circuncisão.

8- Conexão Amazônia: Rondônia é um Estado que cresceu muito na Agropecuária, hoje diversas empresas exportam produtos, principalmente a nossa carne, para outros Países, achamos excelente esse crescimento, mas gostaríamos que houvesse mais investidores de industrias, para que assim gerassem mais empregos, etc. Fora esses setores de Agronegócio e Supermercados (área alimentícia) quais os empreendimentos que poderiam ser empreendidos/investidos aqui em Ji-Paraná, na sua opinião? 

Lincoln Max: Ji-Paraná tem um grande potencial de crescimento. Mas eu não acredito nesse crescimento econômico que não gera prosperidade, ou seja, que não melhora a vida das pessoas. Acredito que crescimento baseado na cooperação e não exclusivamente na competição. E Ji-Paraná tem dado grande exemplo de sua capacidade de cooperação com as exitosas iniciativas de corporativismo de crédito como a Jicred, Emprecred e também com vários outros arranjos de cooperativas como por exemplo a Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Linha Itapirema.

Essas são iniciativas que acredito podem viabilizar um progresso cooperativo que realmente melhore a vida das pessoas. E espero que tais exemplos inspirem mais pessoas a contribuírem para os progressos de forma comunitária, pois acredito que esse será o arranjo do futuro.

9- Conexão Amazônia: Lincoln, nós do Conexão Amazônia estamos felizes em poder ter você como colunista da Série Defesa do Consumidor, e queremos que você explique com suas palavras, como vai ser mais ou menos sua coluna, que inicialmente será semanal… quais as novidades, assuntos em pautas, etc. 

Lincoln Max: Eu também estou bastante feliz com essa parceria. Será um grande prazer contribuir semanalmente com informações aqui no Site Conexão Amazônia que sejam úteis para os Consumidores, e desde já pretendo ter várias ideias inovadoras que podem contribuir como um todo aos consumidores, então aguardem…

Desde já deixo aqui o meu e-mail para os Consumidores encaminharem suas dúvidas relativas aos seus direitos: minutodoconsumidor@hotmail.com e Whatsapp: 69 9 9973 0702.

10- Conexão Amazônia: Vamos falar de mídia virtual, como é sua página de Facebook, como é seu canal no youtube, e porque você decidiu fazer esse trabalho que visa ajudar pessoas? 

 

Lincoln Max: Minha atividade de orientação dos Consumidores surgiu após passar muita dificuldade para solucionar um problema de consumo e mesmo sendo advogado foi bastante difícil resolver. E nessa ocasião imaginei como seria bastante complicado para as pessoas sem conhecimento jurídico buscarem a solução para seus problemas. A partir daí foi o começo do Minuto do Consumidor (carinhosamente chamado de Minutinho), em 2012, na Rede TV, com o apoio do meu amigo Alessandro Lubiana. E posteriormente na Bandeirantes (TV Meridional) com o apoio do Hudson de Matos e do Chico da Mata no Programa Chumbo Grosso.

Programa Chumbo Grosso Com Chico da Mata

Assim, desde então tenho realizado essa tarefa de esclarecimento e buscado, modestamente, contribuir para o esclarecimento e para o empoderamento e instruções específicas aos consumidores. Estamos no Facebook com a página Minuto do Consumidor e no Youtube com o canal Lincoln Max.

11-Conexão Amazônia: Para encerrarmos esse bate papo, gostaríamos que você desse uma palavra aos nossos futuros empreendedores de Ji-Paraná, que pudesse encoraja-los, mas que também fosse dicas de como não se dar mal inicialmente em seu empreendimento. (fique a vontade) 

Lincoln Max: Primeiramente, gostaria de parabenizar todos os pequenos e médios empreendedores de nossa cidade e região central. Pois pouca gente sabe, mas os pequenos e médios empresários são grandes respeitadores dos direitos dos consumidores que são quase sempre desrespeitados por Grandes Grupos Empresariais, como Bancos (espera abusiva em filas para atendimento e juros abusivos); Energisa; Companhias de Telefonia, Caerd, enfim… quase todos setores monopolizadores de consumo, ou seja, que não possuem concorrentes.

Importante deixar isso registrado e dizer que os grandes vilões dos direitos dos consumidores são os Grandes Grupo Empresariais e não os pequenos, que muito pelo contrário são respeitadores dos direitos do consumidores. Por isso sempre recomendamos que os consumidores deem preferência ao pequeno comércio sempre que possível.

Já quanto ao arranjo ideal acredito que os pequenos devem se unir em redes de negócios, ou arranjos cooperativos, pois somente unidos eu acredito que será possível que resistam contra os grandes grupos econômicos. E evitem a concentração econômica que acaba por prejudicar os consumidores com a eliminação dos pequenos, retirando dos consumidores a opção dos comércios próximos à sua residência.

Conexão Amazônia: Nós agradecemos sua atenção em nos ceder essa entrevista, e desejamos que nossa parceria seja muito bem aproveitada por nossos seguidores/leitores do site, e que toda semana nós possamos esclarecer como solucionar um pepino* decorrente de uma compra.

Gratidão!!!! Seja Bem Vindo Lincoln Max!!!!

Fanpage Minuto do Consumidor
Carregando...