Ações para o enfrentamento de uma possível cheia em Ji-Paraná (RO), município a pouco mais de 370 quilômetros de Porto Velho, foram discutidas e traçadas durante uma reunião com membros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos, na manhã desta sexta-feira (11). O nível do Rio Machado, que banha a cidade, chegou a 10,2 metros.
Representantes de órgãos como Instituto nacional de colonização e reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Obras do Município e Secretaria de Assistência Social também marcaram presença. Todos aprovaram o plano de contingência.
Conforme os bombeiros, este é o quarto encontro realizado em menos de 30 dias para debater sobre o nível do Machado.
“Já começou a elevar o nível. Ano passado nós chegamos próximos de 10,30 metros. O corpo de bombeiros em si, sempre quando chega o mês de dezembro, já fica com seu efetivo em estado de alerta, principalmente quando atinge 10 metros”, destacou o capitão do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, José Aparecido dos Santos.
De acordo com a Defesa Civil, os moradores que residem próximos ao Rio Machado, ao perceber o aumento no nível, precisam que sair o quanto antes das residências. A população pode solicitar apoio da Defesa Civil pelo numero 193.