Ji-Paraná terá até o fim do segundo semestre de 2018 uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 horas). Cerca de 50% da obra já está concluída. São quase R$ 3,2 milhões de recursos investidos, mas a previsão é que ultrapasse os $ 4,2 milhões depois de pronta, pois estão sendo licitados os equipamentos, mobílias e climatização do prédio.
A UPA é um PS avançado e irá fortalecer o atendimento de urgência e emergência em Ji-Paraná, que atende vários municípios da Região Central de Rondônia. A população deve procurar a unidade médica em casos, por exemplo, de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Os pacientes deverão ser encaminhados ao Hospital Municipal ou unidades especializadas somente depois de serem avaliados e terem a situação controlada pelos médicos da unidade.
A UPA fica localizada na rua T-10, bairro Nova Brasília, segundo distrito. Contará com 10 leitos de observação, ala odontológica, farmácia, setor administrativo, consultórios médicos, setor de estabilização, triagem, recepção, sala de espera e sala de exames laboratoriais, setor de assistência social e área de desembarque de ambulâncias.
Para o secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, a unidade irá desafogar a demanda do pronto-socorro que fica anexo ao Hospital Municipal Claudionor Roriz. “Ji-Paraná terá um PS no primeiro e outro no segundo distrito da cidade. É um enorme passo que estamos dando para fortalecer uma rede de atendimento importantíssima para o nosso município. Teremos uma UPA de grande porte que oferecerá uma estrutura e equipamentos avançados”, explicou o secretário.
Contratação de servidores
Enquanto a obra não fica pronta, a prefeitura de Ji-Paraná está providenciando a contratação dos profissionais que irão trabalhar na UPA, por meio do Concurso Público que será realizado este ano. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde garantiu a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) junto ao Governo Federal. A Central de Regulação do Serviço será construída ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento. O investimento será de quase R$ 500 mil.
“O Ministério da Saúde já autorizou a construção da sede do Samu, onde os profissionais ficarão regulando os pacientes na Rede de Urgência e Emergência do Município. As ambulâncias, a compra dos equipamentos e mobiliários já estão sendo requeridos pelo município. A gente espera que dê tudo certo, afinal fizemos bons projetos e todo esse planejamento nos garante que a saúde de Ji-Paraná terá ainda mais qualidade”, finalizou o secretário de Saúde.