PORTO VELHO RO – Com esta afirmação, o governador eleito coronel Marcos Rocha (PSL) encerrou seu discurso de posse e do vice José Jodan do mesmo partido, realizada na manhã desta terça-feira (1º) pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) no Teatro Estadual Palácio das Artes de Rondônia.
A solenidade que contou com a presença de autoridades e seus familiares, assessores e lideranças, foi presidida pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Maurão de Carvalho (MDB), que, conforme determina o protocolo, foi o responsável por declarar empossado o governador Marcos José Rocha dos Santos.
Em seu discurso, Marcos Rocha, visivelmente emocionado, fez apontamentos, e iniciou falando de esperança depositada pelo povo rondoniense em seu nome e do vice-eleito com mais de 500 mil votos.
Na oportunidade, o então governador reforçou que tudo que foi falado em Campanha, será cumprido, “nada mudou, e vamos atender de verdade o povo de Rondônia”.
Também ao lembrar da trajetória da Campanha Eleitoral, Marcos Rocha não conseguiu conter as lágrimas e a voz embargada ao lembrar do encontro que teve com o garoto humilde que comia farinha com água, e usou o caso para retomar sua fala no sentido de que o estado precisa de melhorias, especialmente na área social. “Não espero melhorar meu salário de governador, e sim a vida dos rondonienses”, ressaltou.
“Para o bem de todos”
Seguindo sua linha de raciocínio, o novo governador salientou que todos os projetos que serão apresentados tanto em nível estadual como federal (em Brasília), “serão pelo bem do estado, e independente de que partido as pessoas votaram, vamos trabalhar em favor de todos. Muitas coisas desejamos fazer, e vamos conseguir”, retomou, acrescentando que, em suas orações com a família, sempre pediu ao Senhor que, se fosse para ser eleito, e não ser competente nesta função, que não fosse.
“Então, tudo foi sob à direção de Deus”, complementou, finalizando com a mensagem que tem repetido em todas declarações públicas: “vamos fazer de Rondônia, o estado que a população precisa. Rondônia pode se tornar o melhor estado do país, e vamos mudar Rondônia com Bolsonaro presidente”.
Harmonia
Ao usar a palavra, o presidente da ALE Maurão de Carvalho parabenizou o governador eleito e o governador Daniel Pereira (PSB), agradecendo ao chefe do executivo que deixa o cargo marcado pela forma serena como governou o estado: “em harmonia com o Legislativo e o Judiciário”.
Maurão também agradeceu aos colegas parlamentares pelo apoio durante o período em que esteve à frente do parlamento estadual como presidente do Legislativo e como deputado, e ressaltou que, “nestes 30 dias que restam, continuaremos trabalhando em parceria com o Governo. Depois, como cidadão, continuarei torcendo para que Vossa Excelência faça um grande Governo neste estado que escolhi morar”.
Em nome do Legislativo Estadual, o deputado José Eurípedes Clemente (MDB) destacou que o estado, escolheu o que considerou melhor para Rondônia e para o Brasil. Frisou que o próprio governador eleito sabe dos desafios que tem pela frente, mas espera que “os supere”, também se colocando à disposição para trabalhar em união em favor da população.
“Ninguém anda sozinho, a população só tem a ganhar quando todos se unem”, resumiu.
A Sessão de Posse foi encerrada com a entrega da faixa governamental feita por Daniel Pereira à primeira dama do estado Luana Rocha, e por ela ao esposo, governador coronel Marcos Rocha.
As nomeações e posse dos secretários, conforme anunciado pelo cerimonial, será na próxima sexta-feira, dia 4 de janeiro.
Após ser empossado, Marcos Rocha pegou voo à Brasília para participar da posse do presidente eleito pelo mesmo partido que ele, Jair Bolsonaro.
Breve currículo de Marcos Rocha
Marcos Rocha (50) é natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 3 de agosto de 1968, tem dois filhos e está casado com Luana Oliveira Santos. Ingressou na carreira militar em 1989, quando foi aprovado em concurso público da PM do Estado. O candidato eleito também já foi diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de Educação na capital. Em dezembro de 2014 assumiu o cargo titular na Secretária de Estado da Justiça (Sejus) e seguiu na pasta até 2017. Marcos Rocha também já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em uma faculdade particular da capital.
Breve currículo de José Jodan
José Atílio Salazar Martins, o “Zé Jodan”, é empresário, natural da cidade de Paranavaí (PR), tem 66 anos e nasceu em 7 de agosto de 1952. É casado e possui ensino médio completo. (Fonte curricular – ALE)