Conexão Amazônia

Os benefícios da melância como remédio natural.

Começo explicando que a melância tem um nome científico que é Cucurbita Citrullus.

A melância é produzida por uma planta da família Cucurbitáceas, oriunda da Índia e aclimatada ao Brasil, sendo cultivada em todos Estados do País. Outro nome botânico para a fruta é Citrullus Vulgaris.

Composição Química:

Em cada cem gramas de melância encontram-se:

Calorias

31.00

Água

92.00 g

Hidratos de Carbono

6.90 g

Proteínas

0.50 g

Gorduras

0.20 g

Sais

0.30 g

Vitamina A

408 U.I

Vitamina B1 (tiamina)

25.00 mcg

Vitamina B2 (riboflavina)

35.00 mcg

Vitamina B5 (niacina)

0.20 mg

Vitamina C (ácido ascórbico)

9.00 mg

Os mais importantes sais são contidos em 1oo gramas de melância são formados por:

Fósforo

12.00 mg

Cálcio

7.00 mg

Ferro

0.23 mg

Uso Medicinal:

A melância é levemente laxante, porém muito diurética. Por isso é indicada nos processos de reumatismo, nas ascites e também nas obstruções renais.

Experiências foram feitas provando que a água contida na melância provoca grande descarga de ácido úrico, limpando na sua passagem os filtros renais.

A fruta lava propriamente dito, o estômago e os intestinos, e essa reação provoca as contrações peristálticas das paredes do aparelho digestivo, evitando a atonia intestinal, que é a causa das constipações ou prisões de ventre e consequentemente estados de melancolia, neurastenia, etc.

Recomendada em doenças do aparelho urinário, onde a pessoa pode se alimentar do fruto ou suco, aliviando bem os sintomas de febres internas nos casos de infecções severas urinárias. Também observa-se que o consumo da fruta traz grande melhora a pele, dando uma aparência jovial e mais rosada, devido a grande quantidade de vitaminas que nela tem.É uma grande auxiliadora para quem sofre de dores e gases intestinais, bem como aos que padecem de infecções das vias respiratórias, como bronquites crônicas, catarros pulmonares, e para quem está se libertando do tabagismo, então fumantes vocês podem e devem usar e abusar dessa fruta nesse período de limpeza e abstinência do fumo.

Aqui abaixo mais algumas indicações da melância para tratar doenças:

  • Febre

  • Obstruções renais

  • Afecções das vias respiratórias

  • Reumatismo

  • Gota

  • Dispepsia

  • Ácidez estomacal

  • Infecções urinárias

  • Gases e dores intestinais

  • Obesidade (controle em dietas)

  • Hipertensão arterial

O uso externo da fruta é de grande ajuda em tratamentos de erisipela, onde se aplica a melância triturada com a polpa e casca curativos (emplastos).

Para combater a febre toma-se o suco durante várias vezes ao dia, e a parte interna da casca pode ser aplicada diretamente no abdômem (na barriga).

A semente seca e triturada no liquidificador até virar um pó são utilizadas como uma emulsão emoliente, que tem grande utilidade nas inflamações das vias urinárias.Em virtude do seu conteúdo de cucurbocitrina, as sementes têm o poder de dilatar os vasos capilares, reduzindo a pressão arterial.

Valor Alimentício:

A melância é dotada de extraordinário poder refrescante, e nos dias de intenso calor ajuda a satisfação alimentar.

É uma fruta para se consumir bem fresca e madura; do contrário produz cólicas e diarréias intensas.

Sua casca pode ser aproveitada em doces e compotas e utilizada para fazer xaropes também.

Agora deixo uma receita bem legal para quem está fazendo dieta.

Suco Detox de Melância:

2 xícaras de polpa de melância

5 folhas de hortelã fresca

1 rodela de gengibre picadinho.

Adoçante ou mel a gosto.

1 copo de água gelada.

Despeje todos ingredientes no liquidificador e bata bem, coe e tome em seguida, é uma excelente dica para o lanche das 10 horas antes do almoço, pois isso dará uma saciedade.

Aviso Importante:

Esse site tem por objetivo dar informações sobre os benefícios da alimentação saudável e remédios naturais, mas não substitui um médico especialista, não deixe de ir ao seu médico, ok?

Por: Rô Carvalho

Carregando...