Conexão Amazônia

Navio-hospital da Marinha deve atender 20 mil pessoas no Acre – notícias em Cruzeiro do Sul e Região.

O navio de assistência hospitalar “Doutor Montenegro”, da Flotilha do Amazonas, ancorou no porto de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, para prestar atendimento médico, odontológico e laboratorial, além de pequenas cirurgias aos ribeirinhos afetados pela cheia do rio Juruá. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas sejam atendidas. Depois retorna para o Amazonas.

Os atendimentos devem iniciar na quarta-feira (1) na Escola Maria Lima de Souza. Essa é a 17ª edição da ação promovida pela Marinha do Brasil. A embarcação conta com uma equipe de 25 tripulantes, sendo 14 oficiais e 11 praças com destaque para médicos, dentistas e enfermeiros. O atendimento é aberto às populações carentes de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

O comandante do navio, capitão Ramon Rodrigues explica como devem ser os atendimentos. “O navio fará medicina preventiva; atendimento médico e odontológico; palestras para as comunidades e entrega de medicamentos. O navio passou por reforma nos consultórios odontológicos com aquisição de cadeiras odontológicas novas e um mamógrafo”, salienta.

Os atendimentos devem ser concentrados em Cruzeiro do Sul, devido à cheia do Rios Juruá, que impede a passagem da embarcação pela Ponte da União. A expectativa é que os demais municípios da região recebam a equipe depois que o nível do rio diminuir.

 

Carregando...