PORTO VELHO – A delegação de Rondônia ficou na 5º colocação na classificação geral entre os 23 estados e o distrito federal, nas Paralimpíadas Escolares 2018, realizada em São Paulo no período de 19 a 24 deste mês. Rondônia participou dos jogos com uma delegação formada por 56 pessoas, sendo 33 atletas que competiram em cinco modalidades e conquistaram 29 medalhas de ouro, 08 medalhas de prata e 05 bronzes, totalizando 42 medalhas.
O chefe da delegação de Rondônia, professor Expedito Ferreira Santana Júnior, agradeceu ao governo do estado de Rondônia pelo investimento ao desporto escolar em particular ao desporto paraolímpico, “estamos retornando de São Paulo muito felizes, os nossos resultados aumentam a cada ano”, afirmou o professor.
Expedito Santana, também agradeceu aos professores que participaram do evento pela dedicação, aos pais que estiveram na função de staffs e que cumpriram fielmente suas funções, aos técnicos e aos atletas. “Quero parabenizar a cada um, acompanhamos e vimos a raça e dedicação dos atletas que colocaram em prática todos os ensinamentos que tiveram. Aos que conquistaram medalhas e aos que conseguiram se superar com boas classificações, o nosso muito obrigado”, disse o chefe da delegação.
O professor Expedito Santana também ressaltou o excelente resultado que a delegação de Rondônia obteve na 12º edição dos Jogos Paralímpicos Brasileiros, onde foram conquistadas 42 medalhas, sendo 29 ouro, 08 pratas e 05 bronzes. “Objetivemos no atletismo que é nossa maior representatividade a 7º colocação entre os 25 estados participantes e no quadro geral de medalhas ficamos em 5ºlugar no Brasil”, destacou.
O chefe da delegação também parabenizou todos os profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), destacando que tudo transcorreu como programado e disse que São Paulo está de parabéns com o Centro de Treinamento Paralímpico, palco e sede de todos os jogos da modalidade e finalizou dizendo, “me enche de orgulho fazer parte do Time Rondônia, parabéns a todos”.
Atletas medalhistas nas Paralimpíadas Escolares 2018
– Danilo David Gerônimo Silva – ouro – judô
– João Eduardo Faustino Soares – ouro – atletismo – 60 metros rasos, ouro – salto à distância e nos 150 metros rasos.
– Kihara Lohane Guimarães Campos – ouro – atletismo 60 metros rasos, arremesso de dardo.
– Lorhan da Silva Chamorro – ouro – atletismo, lançamento de pelota, arremesso de peso e nos 150 metros rasos.
– Lucila Rivera Achipa – prata – atletismo – 100 metros rasos, ouro – arremesso de peso.
– Jemima Brasilino de Melo – ouro – atletismo – arremesso de peso e prata no lançamento de dardo.
– Maria Vitória Rodrigues da Penha – prata nos 75 metros rasos e ouro no lançamento de dardo.
– Marlisson Brito Abadias – ouro – atletismo e no salto à distância.
– Mateus da Silva Oliveira – ouro – Judô
– Mirian Keninfler Santana Mota – prata – atletismo, arremesso de peso. Lançamento de disco e ouro no lançamento de dardo.
– Sthefany Beatriz Braga Prado – ouro – atletismo – arremesso de peso, lançamento de dardo e broze nos 75 metros rasos.
– Wesley da Silva Picetti – ouro – atletismo, lançamento de dardo e arremesso de peso.
– Wesley da Souza Andrade – ouro – atletismo – lançamento de dardo e arremesso de peso e prata nos 75 metros rasos.
– Vinicius Ribeiro de Oliveira – tênis de mesa por equipes – bronze.
– Guilherme Henrique Colares da Silva – tênis de mesa individual – bronze.