Trata-se de um gesto simples, mas muitas vezes é exatamente do que a gente precisa para confortar o coração e se acalmar. Por que receber um abraço nos faz tão bem? Um time de cientistas da Carnegie Mellon University, liderado pelo psicólogo Michael Murphy, se dedicou a compreender os efeitos emocionais gerados por essa prática em nosso cérebro e ajudou a explicar de forma científica algo que, empiricamente, já sabíamos.
Eles estudaram 404 homens e mulheres adultos e saudáveis e concluíram que esse tipo de contato físico pode ser uma maneira eficiente de mostrar apoio, mais do que conversar, e evita alguns efeitos que um bate-papo pode gerar — ou seja, abraçar alguém ajuda a reduzir a raiva, a ansiedade e a tristeza, algo que às vezes, mesmo sem querer, podemos gerar com as palavras.
Para chegar a essa conclusão, foram entrevistados todos os 404 sujeitos por telefone durante 14 dias consecutivos. Nessas ocasiões, eram indagados sobre experiências de conflitos sociais tidas a cada dia, descreviam seu estado emocional — fosse ele positivo ou negativo — e depois contavam se haviam ou não recebido abraçosnaquele dia.
Ao analisar as respostas, o time percebeu que receber um abraço em um dia de conflito estava relacionado à melhoria do bem-estar emocional, em comparação com dias em que a pessoa não havia abraçado ninguém.
Oferecer um abraço — em vez de uma palavra amiga — pode melhorar significativamente o dia de alguém. No entanto, é bom ressaltar a importância de respeitar o espaço do outro, claro, pois muita gente também não gosta de ser tocada!
Fonte: https://www.megacurioso.com.br
Acompanhe o Megacurioso no Instagram, Facebook e no Twitter