No dia 1º de julho, o Governo de Rondônia, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) promoverá um fórum nacional on-line em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) destinado aos alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir das 18 horas, com transmissão pela página do Idep no Facebook: facebook.com/idep.rondonia.
Entre as palestras do 1º Fórum do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) de Rondônia está a que será ministrada pela presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira com o tema: “Os Desafios e as Perspectivas da Educação Profissional Técnica e Tecnológica no contexto atual de Rondônia e do Brasil”.
Para a presidente, a oportunidade da especialização aconteceu em um momento oportuno para o Estado, uma vez que a formação para o emprego e empreendedorismo gera renda e crescimento.
“A educação profissional está entre as metas prioritárias do Poder Executivo, e a formação de professores voltados para a educação profissional era uma demanda reprimida no segmento, que tem a educação básica como foco. Com essa especialização, estamos fortalecendo as oportunidades para a sociedade alcançar maior acesso ao desenvolvimento econômico e social. E esse fórum vem para destacar essa mudança de cenário e a abertura de novos conhecimentos e desafios para os docentes e seus futuros discentes”, explica ela.
A especialização lato sensu é oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), pelo programa Novos Caminhos, em parceria com o Ifes. O curso possui carga horária total de 460 horas e duração de 12 meses. Ao todo 107 estudantes de Rondônia estão matriculados no curso, entre profissionais da Educação, lotados na rede estadual e particular, além de profissionais de diversas áreas de formação.
No Estado, acontece em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), por meio da cessão de polos de Educação a Distância (EaD), localizados nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e São Miguel do Guaporé.
Ordenha de vaca na escola Abaitará
A coordenadora do Curso de Pós-graduação DocentEPT no Estado, Elcilene Ribas, ressaltou os impactos positivos de colocar Rondônia na rota das discussões sobre a temática. ‘‘Avalio que Rondônia está entrando no mapa das discussões da educação profissional do Brasil, por meio do investimento que o Governo está fazendo nas políticas do fortalecimento e expansão da Educação Profissional do Idep. Isso demonstra que o investimento realizado na educação profissional do Estado está indo no caminho certo, e outros estados estão reconhecendo essa seriedade com a qual o Idep está direcionando essas políticas e oportunizando que todo o Brasil tenha conhecimento da educação profissional do Estado, mas o motivo de hoje termos eventos por aqui também, foi a possibilidade de termos mais instituições de ensino, como o Idep e Ifro que investem em educação profissional’’.
Também fazem parte da programação as palestras com os temas: “O Profissional do Amanhã: Integrando Tecnologias e Pessoas para a produção do trabalho”, ministrada pelo professor do Ifro, Campus Porto Velho, Márcio Miranda, que vai falar sobre: O Profissional do Amanhã: Integrando Tecnologias e Pessoas para a produção do trabalho; e “A Importância da Formação Docente para atuação no EPT”, ministrada pela coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu DocentEPT, do Ifes, Larissy Alves Cotonhoto.
A proposta do fórum é socializar os aprendizados e perspectivas dos estudantes frente a especialização, que acontece no Instituto Federal do Espírito Santo, e marca o encerramento do Módulo II do primeiro Semestre de 2021. O fórum inicialmente seria destinado aos alunos de Rondônia, é uma iniciativa do Idep, onde a Coordenação Estadual e coordenadores dos municípios de Rondônia planejaram a ação, mas devido a manifestação de interesse de outros estados, transformou-se um evento nacional, coincidindo com a proposta do ciclo de palestras projetado para a mesma semana pela Coordenação Geral do Curso localizada no Instituto Federal de Educação Profissional do Espirito Santo.
DESENVOLVIMENTO
Para Larissy Alves, o fomento de discussões sobre a educação profissional e tecnológica reflete no desenvolvimento local. ‘‘Há um grande impacto positivo em um Estado que investe na educação técnica e tecnológica, pois um dos grandes benefícios do investimento em educação profissional e tecnológica é viabilizar o crescimento econômico de forma contínua do Estado de Rondônia, gerando melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos’’.
Novas perspectivas de desenvolvimento econômico e sustentável da região são esperadas a partir dos avanços neste eixo de ensino em Rondônia.
ASSESSORIA