31 de Março, não é um dia feliz de se comemorar mas não pode ser esquecido como o início de um regime autoritário que durou 21 anos.
Aprendemos durante esse tempo a dar um valor extremo à democracia, mesmo com todos os problemas que vêm junto com ela.
Porque a democracia pressupõe um aprendizado constante a se praticar, até nas pequenas coisas, até em nossas casas.
Democracia é uma conquista e exercê-la não é fácil porque implica em responsabilidade e saber usar da liberdade a que se tem direito.
Muitos pensam que democracia é fazer o que quer. Aí e que está o engano. Ao contrário, na democracia, aprende-se a auto-regular-se.
Muitos a temem, achando que um regime autoritário regula a tudo e a todos e assim fica mais fácil. Todo mundo tem de andar na linha conforme o ditador quiser. Que triste quem pensa assim. São pessoas com medo das crianças que ainda habitam dentro delas mas a vêem como incapazes de conter seus impulsos. Têm medo de si mesmas, mas não sabem disso. Acham que têm medo dos perigos fora delas. Só que o perigo está dentro, escondido, reprimido. E pra gente assim, a liberdade é assustadora.
É certo que, numa democracia, os conflitos emergem sempre, mas é do atrito que aprendemos a equilibrar as forças contrárias.
É na divergência que somos obrigados a buscar o entendimento e chegar a um consenso.
Esse aprendizado é um processo muito bonito, embora sofrido.
Assim é conosco também. O quanto somos obrigados a acomodar em nosso mundo interno, as forças contrárias, conflitantes! E aprender a resolver-se é tarefa complicada. É a cada dia de nossas vidas aprendemos mais um pouco.
Pois então! Aprender a viver numa democracia é difícil, mas é um grande conquista da humanidade desde que o homem tornou-se gregário.
Por esse motivo que, quem não quiser ou souber viver num sistema democrático, precisa ir buscar um outro país, talvez a Coreia do Norte, a Venezuela, Mianmar, Afeganistão e outros para viver porque aqui , no mínimo 70% da população valoriza e muito a democracia.
Agora, já o Sr. Bolsonaro, seus filhos e apoiadores, estes estarão celebrando este 31 de Março e lembrando que tempo bom era aquele em que um mandava e os outros obedeciam. Senão….já viu! Vai preso pro quartel como na cantiga de roda de antigamente. 🎵🎶🎺🥁Marcha soldado, cabeça de papel, quem não marchar direito, vai preso pro quartel📻🎶🎵
Nossa, que gente que tem medo da vida, não?
O autoritarismo nada mais é do que a arte de cooptar os que morrem de medo de não conseguir controlar seus próprio instintos mais primitivos, como disse um dia um político de moral muito duvidosa.
Por CLÁUDIO MELLO – Jornalista – @claudiomello