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A importância do conselho de administração em tempos de pandemia e de grandes conflitos

Sempre que falo sobre crises, friso a importância do bom planejamento, de atitudes estratégicas e de como são fundamentais para salvar as empresas de períodos emblemáticos.

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, auxiliando, inclusive, na implantação de Governança Corporativa, hoje trago um artigo esclarecendo sobre o valor do conselho de administração em tempos de pandemia.

O Conselho de Administração (CA) é o órgão encarregado do processo de decisão em uma instituição em relação ao seu direcionamento estratégico e cumpre o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e sistema de governança da organização.

O fundamental é que haja critérios rigorosos quanto à escolha dos membros de Conselho, ou seja, que se analisem atentamente os perfis, a personalidade e a atitude dos profissionais que estarão à frente do comitê.

Conselho de Administração em tempos de conflito

A pandemia representa um evento dramático para qualquer empresa e os conselhos serão fundamentais para que os negócios possam agir no enfrentamento dos desafios impostos pelo cenário de crise.

Descrevo a seguir as principais funções do conselho de administração em uma empresa, no que se refere aos quesitos operacionais.

Comitê de Crise

O conselho de administração em tempos de pandemia envolve o comitê de crise que é subordinado ao CA e é uma das ações prioritárias.

Esse comitê terá como função entender nas necessidades financeiras da empresa, assim como operacionais e estratégicas, diante de um momento de crise.

Também é o responsável pela elaboração e implementação de um plano de emergência, que será aprovado pelo conselho, que englobe todas as áreas da organização.

O conselho precisará estabelecer uma comunicação direta e eficiente com o comitê de crise, mantendo-se próximo e engajado.

Saúde e Segurança

Outro papel importante da parte operacional do Conselho de Administração é a definição das políticas necessárias para a proteção dos funcionários da empresa, atuando com máxima responsabilidade contra a disseminação da Covid-19.

É preciso ser realizado monitoramento próximo e tratamento imediato dos casos suspeitos ou de contágios confirmados entre os profissionais da equipe, assim como a adequação do trabalho no modelo home office.

Cadeias de Produção, Suprimentos e de Logística

Para que não ocorra a interrupção do processo produtivo, cabe ao Conselho de Administração, a avaliação constante do fluxo de produção e do quadro de fornecedores, buscando identificar alternativas para o processo produtivo e para a cadeia de suprimentos.

Além disso, a logística de aquisição de suprimentos e de escoamento de produtos precisa ser revisitada regularmente, levando a alternativas e até mesmo à definição de planos de contingência.

Comunicação com Clientes

A comunicação com os consumidores precisa ser transparente e levar em conta os riscos potencializados pela crise.

Em períodos de crise, por exemplo, os canais digitais voltados ao relacionamento com os consumidores precisam ser monitorados 24 horas por dia.

Esses canais serão fundamentais e também servirão como fonte de informações aos administradores e ao conselho.

Conselho de Administração altamente preparado

O que deve prevalecer entre os membros do CA é a valorização do coletivo, ou seja, a equipe precisa estar alinhada para lidar com conflitos, que como já mencionei, fazem parte do dia a dia das organizações, ainda que no momento estejam mais intensos devido à pandemia.

A situação de conflito em si é fundamental para alicerçar o ambiente de Conselho, isso porque são os conflitos que estruturam o compromisso, a adesão, a criação da identidade, o comprometimento genuíno dos membros do conselho, seja entre entre si, com o CEO ou com os stakeholders.

O valor do conselho de administração em tempos de pandemia é indiscutível e empresas que não estejam preparadas, necessitam desse alicerce para que consigam superar os momentos mais desafiadores que surgirão pela frente.

Por: Carlos Moreira – Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing). É empresário há mais de 15 anos e sócio e fundador da MORCONE Consultoria Empresarial.

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