Em menos de 24 horas, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), recebeu mais de 20 balas de oxigênio (cilindros vazios), entre empréstimos e doações, além de outros 12 cilindros carregados, enviados pelo Governo Federal, com intermédio do Governo de Rondônia.
Na manhã do domingo (28), o titular da Semusa, Ivo da Silva, emitiu um comunicado detalhando a situação do município e pedindo o empréstimo ou doação das balas de oxigênio, para uso no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, em pacientes que estão em tratamento com o novo coronavírus (Covid-19).
Em poucas horas, a mensagem se espalhou e diversas pessoas e empresas de Ji-Paraná se prontificaram a ajudar, emprestando, ou até mesmo doando, os cilindros necessários para o armazenamento do oxigênio.
“A campanha foi muito boa, com muita gente se propondo a nos ajudar. Quem não pode emprestar, divulgou a mensagem, fazendo com que o resultado positivo acontecesse em um curto espaço de tempo. Essa é uma demonstração da força da nossa população e de como todos estão unidos em um único propósito, que é salvar vidas”, declarou Ivo da Silva.
Nos últimos meses, a demanda de oxigênio subiu drasticamente no HM, elevando o consumo diário para aproximadamente 1 mil metros cúbicos (m³). Com a doação do domingo e com os cilindros em estoque, a Semusa conseguiu realizar o reabastecimento de aproximadamente 130 balas de oxigênio.
Fonte ASCOM/JI-PARANÁ – Foto Divulgação