A orientação é de que o cidadão procure o documento na entidade, antes de solicitar a 2ª via.
Se você perdeu algum documento pessoal, como carteira de identidade, CPF, título de eleitor e até carteira de trabalho, antes de emitir uma segunda via, consulte o site da CDL – www.cdljipa.com.br e pesquise o documento usando o seu nome, pode ser que ele esteja cadastrado em nossa plataforma. Esta é mais uma das melhorias que a CDL buscou para garantir mais qualidade na prestação do serviço “Perdidos e Achados”, que neste período de pandemia ganha uma aliada – a informatização.
E não é só isso. O serviço se estende para os cidadãos que encontram documentos perdidos e que na maioria das vezes não sabem onde deixar. “A CDL passa a partir de agora ser referência para deixar e encontrar estes documentos. A ideia é centralizar esta busca na entidade, para que toda a população quando precisar, possa nos procurar”, destacou Nayara Trindade, administradora da CDL.
O serviço além de ajudar os titulares a encontrarem documentos perdidos, ao mesmo tempo busca evitar fraudes, já que é muito comum esta prática.
Os documentos que forem entregues no balcão da CDL, serão protocolados em nossa plataforma e a equipe buscará meios, utilizando o banco de dados, para localizar o titular, não o encontrando, o documento após um prazo de 90 dias será encaminhado para a delegacia para que seja feito o descarte correto. Serão seguidos todos os protocolos de entrada e saída para o controle de fluxo desses documentos.
E é cumprindo também com o papel de utilidade pública, que o “perdidos e achados” da CDL conta com a divulgação de cada cidadão, para que ele alcance o máximo de pessoas e todos possam contribuir com este projeto. “A divulgação de boca em boca é muito importante. Fale do serviço para seus amigos, parentes e colegas de trabalho. Assim conseguiremos difundir este projeto e torna-lo cada vez maior, porque só quem perde documento sabe dos transtornos gerados para localizar ou para emitir uma segunda vida” frisou Edineia Oliveira, coordenadora da recepção CDL.
Por Ellem Araújo – ASCOM/CDL – Foto Divulgação