Doação foi feita pela Associação Pan-Americana da Saúde (Opas), em parceria com o Ministério da Saúde. Porto Velho vai ficar com cerca de 12 mil testes.
O estado de Rondônia anunciou, nesta terça-feira (16), que recebeu mais de 60 mil testes rápidos da Covid-19. O material faz parte de uma doação feita pela Associação Pan-Americana da Saúde (Opas), em parceria com o Ministério da Saúde.
Os testes usados serão os de antígenos, aqueles capazes de identificar as proteínas da superfície do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Eles deverão mostrar resultados em 15 a 30 minutos.
De acordo com a Opas, associação que doou os testes a Rondônia, esse tipo de material é mais preciso para determinar se alguém está infectado com o coronavírus, ao contrário dos testes rápidos de anticorpos, que em alguns casos fornecem um resultado negativo durante os estágios iniciais da infecção.
Ao todo, são 62 mil testes rápidos de antígenos entregues em mãos ao secretário de Saúde do estado, Fernando Máximo.
Desse total, cerca de 12 mil testes vão ficar na capital Porto Velho, conforme informou o Jornal de Rondônia 1ª Edição desta terça-feira.
VIA G1