Telegram e Signal chegam ao 1º lugar em downloads nas lojas do iPhone e Android; WhatsApp compartilha dados com Facebook
As mudanças na política de privacidade do WhatsApp fizeram dois concorrentes ganharem destaque: o Telegram e o Signal chegaram ao primeiro lugar em downloads no Google Play e na Apple App Store em dezenas de países. No Brasil, os dois apps de mensagens figuram no top 10. Usuários se irritaram por terem que compartilhar dados com o Facebook.
Manchetes ao redor do mundo dizem que usuários do WhatsApp terão que apagar a conta se não quiserem trocar dados com o Facebook. Na verdade, essa exigência já existia desde 2016 e se aplica para a maioria dos 2 bilhões de pessoas no app – só que poucos sabiam disso.
O efeito: os principais concorrentes voltaram aos holofotes. Isso inclui o Signal, cujo protocolo de criptografia ponta-a-ponta é usado pelo WhatsApp; além do Telegram, rival de longa data.
De acordo com a consultoria App Annie, o Signal esteve em primeiro lugar na App Store em 44 países neste domingo (10). Há uma semana, antes de toda a polêmica se iniciar, ele não liderava os downloads em nenhum país – o app para iPhone sequer chegava aos 100 mais baixados.
No Google Play, a situação é parecida: o Signal para Android domina o ranking geral de apps em 14 países; há uma semana, ele nem aparecia nas listas de top 100.
Telegram cresce no iPhone e Android
Com o Telegram, o aumento no interesse também impressiona, mesmo que o app já conte com quase 500 milhões de usuários. A versão para Android liderava a Play Store em 20 países neste domingo; no caso da App Store, são 29 mercados diferentes, segundo a App Annie.
No Brasil, o Telegram já estava entre os 50 apps mais baixados há algum tempo, mas ele disparou para o topo do ranking nos últimos dias; o mesmo ocorreu em diversos outros países, como nos EUA. O gráfico abaixo ilustra a mudança repentina na App Store:
Via Technoblog