A manutenção de picapes deve sempre ser realizadas por profissionais qualificados e as revisões devem seguir as recomendações da montadora desse veículo. A lubrificação dos componentes da transmissão são essenciais em um veículo e, no caso das picapes, esse cuidado deve ser redobrado. Falando nisso, atente-se a troca do óleo, pois essa deve ser feita de acordo com o manual de manutenção do automóvel ou de forma imediata após dirigir por regiões irregulares, onde pode ocorrer a inficionação do lubrificante devido a resíduos. As molas e amortecedores também devem ser revisados com frequência. Aproveite e verifique também outros componentes como a bandeja de suspensão, freios e eixo-cardan. Ao revisar esse eixo, lubrifique as cruzetas, luvas e ponteiras com uma graxa especial e, independente do prazo, se atente a ruídos fortes em curvas ou em frenagens, além de batidas em sua suspensão.
Quais picapes têm custo de manutenção mais acessíveis?
É recomendável fazer revisões regulares nas picapes e jamais descuidar de sua manutenção, dependendo do modelo e da marca que você possui, os custos podem variar bastante. Por isso, é bom atentar-se sempre, caso contrário, um pequeno desgaste em uma peça pode prejudicar o veículo todo. Você verá ainda neste artigos que, as picapes mais leves costumam ter a manutenção mais barata em relação às picapes médias e grandes, sendo menores e não trazerem tanta tecnologia embarcada, interfere e muito no preço. Além disso, muitas das peças desses modelos são compartilhadas com os automóveis convencionais das suas montadoras, o que acaba reduzindo nos custos de produção. Tanto que, o custo de compra e de manutenção das picapes a diesel, costumam ser maiores quando comparados picapes à gasolina ou flex, mesmo sendo do mesmo modelo. Um ponto positivo é que elas são menos danificadas e acaba reduzindo a diferença.
Mas quais são as picapes com bom preço de manutenção?
É importante ressaltar que, essa categoria conta com modelos de diversas marcas. Por isso, nesse ranking trouxemos quais são as picapes com as manutenções mais baratas no mercado. Neste segmento há modelos que devem fazer sua revisão a cada 10 mil km percorridos ou a cada 12 meses. Dentre eles estão: Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Ford Ranger. Já a Fiat Toro, precisa de revisão a cada 12 meses ou 20 mil km percorridos.
Nissan Frontier
Em seu contrato de 3 anos de garantia, o cliente terá que desembolsar aproximadamente R$ 2.400,00 para as revisões, que podem ser substituídos, verificados e o valor das demais revisões.
Chevrolet S10
A Chevrolet S10 é uma das que possui manutenção mais barata do segmento. A distância da sua rival Ford Ranger não é muito grande. No período dos 3 primeiros anos de garantia que estão no contrato, o consumidor da marca Chevrolet terá que gastar um valor aproximado a R$ 2.500,00. Suas revisões devem ser feitas a cada 10 mil km percorridos ou em 12 meses de uso.
Ford Ranger
A Ford Ranger é uma das únicas picapes de porte médio que dispõem de mais de uma opção turbodiesel no mercado automotivo. Neste caso, a caminhonete oferece um 2.2L turbodiesel de 4 cilindros com 160 cvs e 39,4 kgfm, além de possuir as opções câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4 e também um 3.2 L turbodiesel de 5 cilindros, 200 cvs e 48,1 kgfm, interligado a uma transmissão automática e tração em todas as rodas. No caso da Ford Ranger 2.2, são necessárias até 6 revisões a cada 10 mil km percorridos ou um ano que totalizam R$ 5.800. Já a Ranger 3.2, precisa de até 6 revisões, mas com preço total de R$ 6.300. Ambas possuem garantia de 5 anos.
Hilux
A Hilux lidera em dois quesitos entre a categoria das picapes: em emplacamentos e também no valor das revisões. A picape média da Toyota é um modelo bastante caro para manter. São R$ 7.600,00 cobrados pelas 6 revisões a cada 10 mil km percorridos ou 1 ano de uso. Para efeito de comparação, esse valor supera a rival Ranger. Estas revisões são para o modelo 2.8 Diesel de 4 cilindros, que entrega 177 cvs e 46,0 kgfm, com câmbio manual ou automático e tração 4×4. A Toyota Hilux turbodiesel parte de R$ 181.300 e conta com garantia de 3 anos.
Volkswagen Amarok
Dentre as picapes vendidas no país, a picape da Volkswagen é a que possui o custo de manutenção mais baixo. Afinal, as revisões da Amarok devem ser feitas com 10 mil km percorridos ou 1 ano de uso. Durante o período com garantia no contrato, o proprietário do veículo gastará aproximadamente R$ 2.050,00. Vale ressaltar, que a Volkswagen não diferencia se o motor é de 2.0 de 140 cvs ou 180 cvs. O único ponto levado em consideração pela marca é o estado de conservação de um carro para o outro. Caso esteja procurando uma Amarok à venda, já estará ciente de que sua manutenção é uma das que estão mais em conta.
Fiat Toro
A Toro já foi uma das picapes compactas e médias, que possuía o menor custo de manutenção entre os modelos turbodiesel. Mas um aumento muito significativo fez com que a Fiat Toro passasse a ser uma das mais caras dentre as suas rivais, porém permanece entre as manutenções mais baratas do país nesse segmento. É importante ressaltar, que a Fiat oferece um plano diferente das demais marcas e, por isso, será considerado apenas o valor das duas primeiras revisões. De modo geral, a revisão é feita de duas maneiras: pela quilometragem e tempo de uso. Na Fiat, especificamente no caso da picape Toro, é diferente, apenas a quilometragem é levada em conta. Mas a troca de óleo, sim, é feita por quilometragem ou tempo, que é de 1 ano.
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Por: Rafael Coradin