Conexão Amazônia

Sebrae dá dicas criativas para o MEI manter os negócios durante a pandemia

Portal voltado para microempreendedores individuais oferece consultorias, vídeos e palestras para driblar a crise

A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou as pessoas a suspenderem seus projetos e adaptarem seus negócios a um novo modo de vida durante o isolamento social. Muitas lojas, redes de bares, restaurantes e shoppings centers fecharam as portas e aguardam o fim da crise para recomeçar as atividades.  No entanto, para os microempreendedores (MEIs), suspender temporariamente os trabalhos não é tarefa tão simples. É preciso driblar a crise para evitar o encerramento total dos serviços.

Cenários como esses são perfeitos para surgirem boas ideias, soluções criativas e novos mercados. Para incentivar os pequenos empreendedores a atravessarem esse momento, o Sebrae, criou uma série de iniciativas que estão disponíves gratuitamente no portal sebrae.com.br/mei, exclusivo para atuais ou futuros MEIs.  A página oferece dicas, cursos, vídeos, palestras e consultorias com especialistas para os mais variados tipos de empreendimentos.  Quem já tem o seu negócio vai encontrar ajuda para reiventar o serviço, especialmente aqueles de setores mais afetados, e quem ainda não tem pode receber orientações detalhadas sobre como se tornar um MEI.

O microempreendedor que trabalha no mercado das flores, por exemplo, pode assisitr a uma aula sobre como deve ficar o setor depois da quarentena, enquanto artesãos vão aprender a usar as redes sociais para vender seus produtos, e donos de salões de beleza podem ver como manter um faturamento mínimo mesmo sem atendimentos. O site também oferece consultoria sobre finanças e legislação, como um guia prático sobre a Medida Provisória (MP) 396, que regula a possibilidade de suspensão do contrato ou redução na jornada de trabalho com corte do salário, um simulador de parcelas de crédito e detalhes sobre o auxílio emergencial lançado pelo governo.

Quem ainda está com o projeto no papel recebe consultoria sobre como abrir e formalizar o seu MEI e gerenciar a empresa, além de dicas para montar o negócio em casa ou ganhar dinheiro pela internet. O portal também faz lives temáticas para ensinar microempreendedores a obter crédito, organizar as finanças e fazer vendas e marketing de conteúdo em tempos de coronavírus. Com duração de, em média, uma hora, as transmissões são realizadas por colaboradores do Sebreae ou em parceria com empresas que também apostam no pequeno empreendedor, como o Magalu.

O site também traz a lista das páginas específicas para MEIs de cada estado do Brasil e oferece comunicação gratuita com técnicos do Sebrae, através de chat ou e-mail, para eventuais dúvidas.

Via PNG

Carregando...