O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO – Campus Ji-Paraná), realizou na última sexta-feira (03), a entrega de 400 unidades de álcool em Gel para a Prefeitura de Ji-Paraná. O produto com frascos contendo 300 ml, serão utilizados nas unidades de saúde do município.
O álcool em Gel 70% começou a ser produzido pelo laboratório do Instituto, após uma parceria encabeçada pelo Ifro, com o objetivo de contribuir no combate ao novo Coronavírus (COVID-19). Participam da iniciativa a Universidade Federal de Rondônia, Faculdade São Lucas, Ministério Público, Empresários Locais e Conselho da Comunidade e Execução Penal.
A doutora Joci Neuby Alves Macedo, professora de química do Ifro, informou que no laboratório trabalham 11 profissionais e que a capacidade de produção está em torno de 250 unidades por dia.
Já a Diretora Geral do Ifro Campus de Ji-Paraná, Letícia Pivetta, disse que nesta primeira remessa produzida pelo Laboratório, foram distribuídos 1300 frascos beneficiando vários órgãos e instituições da cidade.
“As unidades públicas de saúde do município, devido a demanda de atendimentos e o trabalho essencial que presta a população, está recebendo 400 frascos e também 100 litros de solução sanitizante”, relatou.
O Secretário de Saúde do Município, Rafael Papa, ressaltou que o álcool em Gel 70% é um produto que está em falta em todo País e que será muito utilizado, já que a demanda dentro das unidades de saúde é bastante grande.
O Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT) elogiou a atitude proativa do instituto em contribuir com a produção de álcool em gel e enalteceu a postura de união de vários parceiros para que o laboratório conseguisse realizar a produção. “São iniciativas como essas que fazem toda a diferença nesses momentos difíceis”, ressaltou.
Marcito lembrou ainda que a prefeitura adquiriu recentemente diversos equipamentos de proteção individual e insumos para a Secretária de Saúde, inclusive álcool em gel, porém trata-se de um produto que possui uma alta demanda de utilização pelos profissionais e, por isso, a importância da fabricação dos produtos pelo Ifro.
Fonte: Ascom