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Entenda como funciona uma plataforma de envio de Whatsapp em massa

O Whatsapp já tem 1,2 bilhão de usuários no mundo, dos quais 120 milhões são brasileiros — o que torna o Brasil um dos campeões no uso da ferramenta. O serviço é tão popular em nosso país que está presente desde em canais de atendimento ao consumidor até em letras de músicas famosas.

Já pensou em utilizar o aplicativo na sua estratégia de divulgação? Se sim, você precisa conhecer soluções como as plataformas de envio de Whatsapp em massa. Elas facilitarão a sua vida e levarão suas campanhas para o próximo nível. Leia e saiba mais:

Como funciona o envio de Whatsapp em massa?

Plataformas de Whatsapp em massa são aplicações online que facilitam o acesso e o gerenciamento de disparos de campanhas de marketing no serviço de troca de mensagens mais utilizado do Brasil. As melhores opções do mercado oferecem diversos recursos para criação de ações atraentes e relevantes.

Bulk Services, por exemplo, funciona da seguinte maneira: você compra os créditos e define uma lista de contatos. Em seguida, basta criar sua campanha utilizando todos os recursos possíveis do Whatsapp (vídeo, imagem, geolocalização etc). Escreva sua mensagem (que pode ser em formato de texto, áudio, vídeo ou imagem) e faça o envio.

Por fim, também é possível acompanhar o disparo por meio dos relatórios de entrega e dos gráficos de envio.

Quais são as vantagens de usar essa estratégia?

Uma das grandes vantagens do envio de Whatsapp em massa é a flexibilidade em termos de conteúdo que podem ser trabalhados com a ferramenta. De simples mensagens de texto até agendamentos de tarefas, passando por vídeos, geolocalização do seu ponto de venda e até gifs.

Por essa ainda não ser uma estratégia muito utilizada por empresas, as taxas de visualização costumam ser maiores que a de campanhas de e-mail marketing, por exemplo. Além disso, as melhores soluções presentes no mercado oferecem uma capacidade de disparo conforme sua necessidade e só cobram pelas mensagens entregues.

Confira outras vantagens que essa ferramenta pode proporcionar para o seu negócio:

Velocidade na comunicação

Whatsapp traz a vantagem da comunicação fácil e rápida. Na maior parte do tempo, as pessoas se encontram conectadas à internet, o que agiliza a troca de informações. Por isso, é fundamental ter em mente que, do mesmo modo que seus contatos respondem as mensagens de maneira ágil, eles também esperam o mesmo da empresa.

Então, responda-os com agilidade e, claro, estipule os horários em que o atendimento estará disponível. Atente-se também para não cometer erros na hora de escrever as mensagens, assim a sua empresa não causará nenhuma impressão ruim por parte dos clientes.

Aproximação do público

Esse tipo de comunicação é muito mais intimista do que os outros, como o e-mail, por exemplo. É possível que a sua empresa se aproxime dos clientes, tirando dúvidas, pedindo feedbacks sobre os produtos ou serviços e mostrando-se sempre disposta a ajudar.

Tal proximidade vai auxiliar na geração de confiança por parte do público, o que certamente contribuirá como fator de fidelização. Não se esqueça de que fidelizar um cliente é tão importante quanto conquistar um novo. Portanto, não desperdice a oportunidade!

Resposta imediata

Divulgar o número do Whatsapp no site da empresa ou em anúncios vai permitir que o cliente chegue até você com uma facilidade maior. Já verificou quantas são as mensagens que chegam no seu aplicativo e que você não lê? Quase nenhuma, certo?

As mensagens, quando enviadas em tempo real, têm retorno instantâneo. Lembre-se de que um bom atendimento vai fazer com que você fidelize os seus clientes de maneira fácil e rápida.

Não é melhor investir em SMS?

Essa é uma opinião muito comum entre aqueles que não conhecem o potencial da ferramenta. As possibilidades técnicas do envio em massa de Whatsapp são muito superiores às de qualquer serviço de SMS. Você pode desenvolver campanhas mais elaboradas e sem ter que se preocupar com o curto limite de 160 caracteres por mensagem.

Devo investir em Whastapp marketing nesse momento?

Em fevereiro de 2016, o fundador do Facebook e um dos donos do Whatsapp, Mark Zuckerberg, anunciou que a ferramenta vai investir na comunicação de empresas. É apenas uma questão de tempo até que as grandes marcas comecem a migrar em massa para o serviço, da mesma forma como aconteceu com o próprio Facebook e, anteriormente, com o Twitter.

Quais são os cuidados para utilizar essa ferramenta?

Dose a quantidade de conteúdo

Opte por divulgar poucos conteúdos por dia para os seus contatos, pois assim eles não se incomodarão com vários posts. Para ajudar você, é fundamental criar um calendário de posts para enviar para a sua lista. Tente criar critérios de envios, por exemplo, promoções, segunda-feira, terça-feira e assim por diante.

Não envie spam

Pergunte sempre ao cliente se ele aceita esse tipo de comunicação e se ele permite que você o adicione na lista de contatos. Quando as mensagens são enviadas para os clientes sem autorização, o efeito pode ser contrário, isso quer dizer que eles podem ficar incomodados, o que prejudica a imagem da empresa. Evite fazer spam!

Então, faça com que o seu público queira participar da sua lista. Para tanto, ofereça benefícios exclusivos, tais como: acesso a profissionais a fim de tirar dúvidas, descontos, entre outros.

Utilize boas práticas na comunicação

Deve-se ter uma preocupação extrema com a comunicação e com o atendimento ao cliente. A linguagem deve ser adequada, preocupando-se sempre com erros gramaticais e de digitação. O tipo de linguagem utilizada vai dizer muito sobre a empresa. Então, atente-se a esse detalhe!

Informe os horários de disponibilidade on-line

É importante informar aos clientes os horários em que estará disponível on-line. Dessa forma, não haverá reclamações quanto à falta de atendimento.

Existem algumas reclamações no “reclame aqui” por empresas não atenderem o cliente às duas horas da manhã. Para evitar problemas assim, coloque em sua comunicação os horários de atendimento para que o seu público possa entrar em contato com você.

Seja claro, objetivo e breve nas mensagens

Não se esqueça de que os aparelhos onde as pessoas mais acessam o Whatsapp é o celular, com uma tela pequena, o que dificulta a leitura. Logo, é importante que a mensagem seja objetiva e breve para que a comunicação seja eficiente.

Segmente o público

É fundamental criar grupos por afinidades de interesses, por exemplo, grupos para divulgar produtos ou serviços e grupos para divulgar eventos.

É preciso gerenciar os grupos, evitando que as pessoas sejam colocadas em um mesmo grupo. Então, saiba quem é e quem não é cliente, quais as regiões onde moram, etc. Fazendo essa segmentação, você vai facilitar a comunicação e enviar as mensagens certas para as pessoas certas.

Incluir desde já o serviço da plataforma de Whatsapp em massa em suas estratégias de marketing fará com que seu negócio dispare na frente e ganhe vantagem sobre os concorrentes.

Via Bulk Services

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