Centro Esportivo e de Lazer (Cedel), localizado no Bairro BNH, segundo distrito de Ji-Paraná, recebeu, no último sábado (29), uma força tarefa para o plantio de 360 mudas de árvores frutíferas e nativas.
O foco da ação foram os espaços nas proximidades das quadras esportivas, o campo de grama sintética (em construção), a pista de skate, a academia a céu aberto, e a pista de caminhada que fica no entorno de todo o centro esportivo.
O plantio faz parte do programa municipal de arborização da cidade que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com a parceria das equipes das secretarias de Esporte e Lazer (Semetur) e Obras e Serviços Públicos, estagiários do viveiro municipal, da 1ª Vara do Juizado Especial de Ji-Paraná, onde várias mudas de árvores foram doadas através de sentenças judiciais proferidas pelo Juiz Maximiliano Darcy David Deitos, e de membros da Igreja Quadrangular, Representantes do clubes de veículos rebaixados, e da Empresa da luminosos Campelo.
Conforme explicou a secretária da Semeia, Kátia Casula, para o local optou-se por mais árvores geradoras de sombra e frutíferas. “Escolhemos para o Cedel essências florestais nativas da região, com a finalidade de oferecer sombreamento e embelezamento do local. Queremos agora contar com o apoio das pessoas que frequentam o local para ajudar a zelar do espaço que é de covivência de todos”, ressaltou Kátia.
A secretária lembrou ainda que o Viveiro Municipal tem produzido milhares de mudas e muitas delas estão disponíveis para serem doadas, onde a população deve fazer a retirada, recebendo orientações para o plantio.
Para uma quantidade pequena de até cinco mudas, a pessoa interessada pode fazer a retirada diretamente no Viveiro Municipal que fica localizado na rua T-15, esquina com a Rua das Pipocas, no Bairro União II. Para quantidades maiores para fins de recuperação de áreas degradadas, os interessados devem fazer a solicitação na sede administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no Parque Ecológico Municipal, com acesso pelo Beira Rio Cultural.
Fonte: Ascom Prefeitura de Ji-Paraná